Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa 2° Bimestre
História
Tema: Martin Luther King

Malcon X


Martin Luther King
Quando e Onde Nasceu?
Nascido no dia de 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, Martin Luther King foi um pastor protestante e ativista político estadunidense, e tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo
O queFez?
Martin Luther King liderou uma campanha de não violência e de amor ao próximo .Durante a campanha de um boicote aos ônibus de Montgomery para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte, co-liderada por ele, muitas ameaças lhe foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada, foi então encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal adiscriminação racial em transporte público.
Martin Luther King participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul (CLCS) que deveria organizar o ativismo em torno da questão dos direitos civis mantendo-se à frente da CLCS até sua morte, o que foi criticado pelo mais democrático e mais radical Comitê Não Violento de Coordenação Estudantil(CNVCE).Ele organizou e liderou marchas a fim deconseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. 
*King e o CLCS escolheram com grande acerto os princípios do protesto não violento, ainda que como meio de provocar e irritar as autoridades racistas dos locais onde se davam os protestos - invariavelmente estes últimos retaliavam de forma violenta .
Em 1963, King foi um dosorganizadores da marcha em Washington, que, inicialmente, deveria ser uma marcha de protesto, mas, depois de discussões com o então presidente John F. Kennedy, acabou se tornando quase que uma celebração das conquistas do movimento negro (e do governo) - o que irritou bastante ativistas

Em 14 de outubro de 1964, King se tornou a pessoa mais jovem a receber oNobel da Paz, que lhe foi outorgado emreconhecimento à sua nação e à sua liderança na resistência não violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos.
A partir de 1965, o líder negro passou a duvidar das intenções estado-unidenses na Guerra do Vietnã.
Em fevereiro e em abril de 1967, King fez sérias críticas ao papel que os Estados Unidos desempenhavam na guerra. Em 1968, King e o SCLC organizaram uma campanha porjustiça sócioeconômica, contra a pobreza (a "Campanha dos Pobres"), que tinha por objetivo principal garantir ajuda para as comunidades mais pobres do país.
.
Quando e Porque Morreu Morreu?
Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James EarlRay confessou o crime, mas, anos depois, repudiou sua confissão.



Bibliografia:

filosofia

http://
www.youtube.com/watch?v=eAzwU9CO3YY

Al Hajj Malik Al-Habazz, mais conhecido como Malcolm X (originalmente registado Malcolm Little, 19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereirode 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nosEstados Unidos.Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiraçãosocialista. Ele era um defensor dos direitos dos afro-americanos, um homem que conseguiu mobilizar os brancos americanos sobre seus crimes cometidos contra os negros. No entanto, foi acusado de propagar o racismo, a supremacia negra, o anti-semitismo e a violência. É descrito frequentemente como um dos mais importantes e maisinfluentes negros da história.
Malcolm também morou na casa de Sammy, um amigo cafetão, e entrou para a “vida do crime”, tornou-se traficante. Aproveitou o bilhete que ganhou, quando trabalhou na ferrovia, e foi traficar nos trens. Estava cada dia mais difícil vender nas ruas, a polícia estava “fechando o cerco”, os artistas que conhecia – seus clientes – adoraram a ideia. Naquele tempo, temia três...
tracking img