Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome:___________________________________________________
Curso: Física - habilitação em Física Médica Data: 20/08/2009
Professor (a): Ana Paula SchwarzReprodutibilidade e Linearidade da Taxa de Kerma no Ar


Quando um feixe de radiação passa através de um meio absorvedor e interage com este meio ocorrem as seguintes etapas:
i. A primeira etapaocorre quando a energia carregada pelos fótons, ao interagirem com os elétrons, é transformada em energia cinética dos mesmos;
ii. a segunda etapa ocorre quando estes elétrons são lentamente“freados” depositando sua energia no meio.
A ICRU (Comissão Internacional de Unidades Radiológicas) introduziu a quantidade chamada Kerma (K) para descrever a energia cinética liberada no meio. Estaquantidade não estocástica é relevante somente para interações de radiações indiretamente ionizantes (fótons e nêutrons), ou para radiações diretamente ionizantes, desde que, a fonte encontre-se no interiordo meio absorvedor.
O kerma (Kinectic Energy Released per unit of MAss) é definido pela relação:

[pic],

onde dEtr são as energias cinéticas iniciais de todas as partículas carregadas liberadaspor partículas neutras ou fótons, incidentes em um material de massa dm. A unidade de kerma no SI é J/kg.
Como o kerma inclui a energia recebida pelas partículas carregadas, normalmente elétrons deionização, e estes podem dissipá-la nas colisões sucessivas com outros elétrons ou por emissão de radiação de frenamento (Bremsstrahlung), este pode ser escrito como:

[pic]

onde Kc é o kerma decolisão, quando a energia é dissipada localmente, por ionizações e/ou excitações e Kr é o kerma de radiação, quando a energia é dissipada longe do local, por meio dos raios-x.
Resumindo, okerma é o valor esperado da energia transferida da radiação para as partículas carregadas por unidade de massa em um ponto de interesse, incluindo a energia radiante e excluindo a energia transferida...
tracking img