Independencia do haiti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A independencia do lado ocidental foi declarada em 1 de janeiro de 1.806 e passou a chamar-se Haiti (terra de montanhas)
Dessalines foi nomeado governador e logo em seguidaproclamou-se imperador porém seu governo durou pouco pois foi traído e assassinado em 1806.
A morte de Dessaline provocou uma divisão do país por uma guerra civil, AlexandrePétion passou a controlar o sul do país e Henri Christofe comandou o norte.
Alexandre Pétion unificou o norte e o sul do país, sob um governo republicano em 1820.
Aindependência do Haiti foi reconhecida pela França em 1825.
O Haiti constitui uma fraca nação marcado por sucessivas crises, intervenções militares norte-americana e golpesmilitares internos,que marcam sua historia até o presente.

Republica Dominicana

Com a invasão de Napoleão a Espanha em 1808, o lado oriental da ilha, depopulação espanhola levantou-se contra os franceses, reincorporando-se a Espanha.
Em decorrência aos movimentos de independência que ocorria no continente. Em 30 de novembrode 1821, São Domingos declarou a sua independência em relação a Espanha,pretendendo incorporar-se a recém-criada Grã-Colombia, de Bolívar.
Essa independência durou pouco tempo.O lado ocidental sempre defendera a unidade da ilha e Boyer sendo presidente do Haiti, invadiu e anexou a parte oriental em 1822.
Por meio da Fundação da Sociedade Secreta LaTrinitaria, a partir do ano de 1838, João Paulo Duarte passou a preparar o movimento de Independência em relação ao Haiti.
A independência foi declarada em 27 de fevereiro de1844 e a nova nação passou a denominar-se Republica Dominicana.
Em 1863 temendo o vizinho Haiti, a republica incorporou-se a Espanha mas em 1865 foi restaurada a independência
tracking img