Racismo

Páginas: 5 (1126 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
Sociologia

Nome:

O que é racismo
O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, sãosuperiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.
Consequencias
As consequências do racismo podem levar à exclusão das pessoas mais desfavorecidas obrigando-as a fazeremcoisas desumanas são submetidas a escravidão humilhando-as diante das outras pessoas causando perturbações mentais que por vezes levam as pessoas a cometer suicídio, derivado ao impacto dessas mesmas consequências.
O que leva ao racismo
Etnia
Etnia é conceito quase tão ambíguo quanto raça [16] e pode ser definida basicamente como uma comunidade ligada por laços raciais, lingüísticos, religiosos eculturais. 
Religião
Religião é, basicamente, toda doutrina que prega a existência de forças sobrenaturais e, via de regra, presta culto a uma ou mais divindades. O preconceito e a discriminação contra determinadas religiões são presença constante na história da humanidade e, no Brasil, estão, normalmente, ligadas ao preconceito racial e social. É o que acontece com as religiões de origemafricana, o judaísmo e o evangelismo (note-se que a palavra “crente” é usada com freqüência de modo pejorativo). Não são consideradas religiões o ateísmo, que nega a existência de Deus, e o agnosticismo, doutrina que declara a impossibilidade do conhecimento da existência de Deus. Assim, os adeptos dessas doutrinas não podem ser vítimas de crimes de preconceito 
Preconceito é um juízopré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. O preconceito pode aparecer através das formas mais comuns que é o preconceito social, racial e sexual. Nas características comuns a grupos, serão preconceituosas quando partir para o campo da agressividade ou da discriminação. O preconceito faz parte do domínio da crençapor tem uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio.
Discriminação
A discriminação se refere a atitudes que prejudicam os sujeitos pertencentes a determinados grupos sociais e resulta de processos sociais que molestamos membros desses grupos. O género, a etnia, a raça, a nacionalidade, a religião têm sido ao longo da História algumas das categoriasrelativamente àsquais se verificou discriminação.
A discriminação comporta uma diferenciação injusta e arbitrária que tem na sua base a crença de que os indivíduos pertencentes a determinadascategorias têm maior probabilidade de possuir características indesejáveis. A discriminação direta refere-se ao tratamento menos favorável a alguém combase na sua pertença a um determinado grupo. Adiscriminação indireta refere-se às situações em que, apesar de não se verificar uma discriminaçãoformal, são aplicadas condições ou requisitos que se sabe à partida não serem possuídos pela grande maioria dos elementos do grupo que se querdiscriminar. No século XX, grande número de países passou a prever na sua legislação a ilegalidade da discriminação, não só de tipo direto mas tambémindireto, precisamentepara operacionalizar o reconhecimento de princípios básicos de igualdade.

Carta dos direitos humanos
Declaração dos Direitos do Homem, elaborada no século XVIII, consagra a ideia da igualdade de todos os seres Humano, independentemente da sua raça, religião, nacionalidade, idade ou sexo. Embora teoricamente todos os Homens fossem considerados iguais, desta igualdade foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • racismo
  • racismo
  • Racismo
  • Racismo
  • racismo
  • Racismo
  • Racismo
  • Racismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!