Qvt - causas de rotatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Possíveis causas das dispensas na construção civil
* Mudança de município
* Busca de melhores salários;
* Insatisfação no trabalho;
* Razoes ligadas a saúde, idade e família
* Variações do ciclo econômico
* Mudanças tecnológicas;
* Reestruturação de quadros;
* Inadequação dos trabalhadores;
* Custo do trabalho;
* Possibilidade de tercerizacao

IntroduçãoDiante do grande crescimento da construção civil no estado de Goiás, este trabalho terá por finalidade estudar os fenômenos da rotatividade de funcionários da construção civil.
Os motivos para desligamento podem ser por parte do funcionário ou por parte da empresa. Com base nessas informações podemos fazer as seguinte indagações:
Quais são as principais causas da rotatividade dentro daempresa no ramo da construção civil? Quais as conseqüências que a demissão pode trazer para o funcionário?
Uma empresa no ramo da construção civil precisa de pessoas para a frente de serviço, pois através delas seu objetivo será executado.

A rotatividade de funcionários vem se tornando um grande problema para as organizações, proporcionando um desgaste com treinamento para o novo funcionário, nãoconclusão do serviço começado,

O termo rotatividade de recursos humanos é usado para definir a
flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente; em
outras palavras, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o
ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que
saem da organização. (CHIAVENATO, 1998, p. 176)

Pouco se tem falado sobre rotatividade das empresasde construção civil, pois segundo o IBGE é o ramo que mais cresceu nos últimos tempos.
A rotatividade traz grandes problemas para as organizações com a reposição de pessoal, investimentos gastos com treinamento.
O desligamento pode acontecer por diversos motivos, a não adaptação as políticas da empresa, reestruturação da equipe, procura de melhores salários, não adaptação ao local de trabalho.CLIMA ORGANIZACIONAL
O clima organizacional pode interferir no desejo de permanência do funcionário na empresa, para estudar os desejos de cada funcionário e necessário entender a subjetividade humana, entendendo que os seres humanos tem seus anseios e necessidades sendo elas distintas entre eles.
Proporcionar um bom ambiente de trabalho pode ser um diferencial para reduzir o índice dedesligamento nas empresas.
O clima organizacional pode ser considerado como indicador da satisfação do profissional sobre a organização.

REMUNERACAO E BENEFICIOS
Com a grande procura de profissionais as empresas devem aumentar a dedicação para manter o bom profissional adequando suas remunerações e benefícios. A remuneração e benefícios são um dos fatores primoridais para que o profissional possadefinir sua permanência na organização.
Quando essa remuneração não esta de acordo com as necessidades do profissional, certamente ele estar buscando formas de melhora-la e caso não consiga estara buscando novas oportunidades em outras organizações.

CONSTRUÇÃO CIVIL
Para muitos as empresas de construção civil são consideradas como a alavanca da economia brasileira, para eles estas empresas sãoimportantes tanto para o individuo que depende dela para obter seu salário e beneficio e para economia movimentando numerário e aumentando a renda da população.
O ramo da construção civil não esta limitado somente a própria empresa, neste setor também atuam empresas que participam deste ciclo como produtor de maquinas e empresas terceirizadas que prestam serviço de Mao de obra.
Estas empresas secaracterizam por possuir sua Mao de obra composta por pessoas de baixa escolaridade, geralmente pertencentes a classe media baixa da economia, sem nenhum instrução especifica e com porte físico bem desenvolvido pois as atividades exigidas na maioria das vezes necessitam que seja utilizado a força física.
Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE o desenvolvimento do Brasil deve-se a grande parte...
tracking img