Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ – FIC
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE PESSOAS
DISCIPLINA: CONSULTORIA INTERNA DE RH
PROFESSORA: ANDRÉA SENNA

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)

CONSULTORES:
HÉLIDE BATISTA
ÍTALO TEIXEIRA
MONALISA BRASIL
MICHELE MESQUITA
THIAGO PATRÍCIO DE SOUSAFORTALEZA
2011
Diagnóstico

O resultado da reunião do Diretor Industrial com os quatro Supervisores que participaram do curso sobre estilos gerenciais demonstrou que nenhum deles está em condições de repassar o que viram no curso. Isso porque não aprenderam o que viram e não entenderam o objetivo da Organização.
O que se percebe é que houve uma falta de comunicação da empresa com ossupervisores, a qual também existe entre os supervisores e os seus subordinados. Os empregados não sabem o que esperar das lideranças e como reagir frente a uma novidade.
A intenção da organização era estimular os seus supervisores nas práticas de liderar com pessoas, mas isso não ficou claro para eles. A empresa não adotou um programa que informasse sobre essa mudança de estratégia, essa alteração nasua cultura organizacional. Os quatro supervisores premiados reagiram maravilhados à proposta de participar de um curso financiado pela empresa, assim como teriam reagido a uma viagem de férias financiada pelo seu empregador.
Por outro lado, a dificuldade dos supervisores em disseminar o que aprenderam para a sua equipe também demonstra que eles não possuem uma comunicação que vá além da demandade passar um serviço. Para os supervisores tudo aquilo que eles viram no seminário era novidade. Questões como individualidade de cada um e suas necessidades para além do ambiente do trabalho, que gera satisfação para o empregado, eram desconhecidas para eles, pois não há programa de qualidade de vida no trabalho dentro da organização.
A opinião do supervisor de produção nos faz constatar que aempresa é vista somente como um local para se ganhar dinheiro e pagar as contas da casa, além também de ele não haver entendido a proposta de administrar a empresa com os empregados, uma vez que ele estranhou o fato de o diretor industrial questionar sobre a prática de um modelo de gestão quando ele – o supervisor – não teria poderes de aplicá-lo, pois não era da Diretoria. Para ele, as políticasde pessoal, inclusive as direcionadas para os seus subordinados, devem ser tratadas pelos Recursos Humanos e não por ele, que deve somente cobrar resultados da sua equipe.
A empresa, em vez de implantar um modelo de gestão estratégica envolvendo todos os seus empregados nele, mandou quatro dos seus supervisores para que eles aprendessem sobre isso e depois pudessem repassar aos demais. Pode-seconcluir que os supervisores estão acostumados a um modelo centralizado e verticalizado de administração, em que as decisões ocorrem de cima para baixo, não tendo as camadas da base autonomia para resolver questões que não estão nas diretrizes da empresa.
Verifica-se que os supervisores estão acostumados com a administração que valoriza o operacional, o resultado e não o empregado, o que nos fazdeduzir que seja frequente a rotatividade de funcionários.

Por que implantar um programa de Qualidade de Vida na empresa?

O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é discutido nas literaturas científica e empresarial desde os anos 50 do século passado e sua importância cresceu enormemente desde então, acompanhando a expectativa de vida da população e o surgimento de temas como desenvolvimentosustentável e responsabilidade social. O assunto hoje é estudado nas faculdades de Administração do país.
Nos Estados Unidos, a revista Fortune publica anualmente a relação das melhores empresas para se trabalhar, o mesmo fazendo a revista Exame, no Brasil, desde1997. Nessa publicação, empresas renomadas se inscrevem para figurar na lista. No país, existe a Associação Brasileira de Qualidade...
tracking img