Os presidetes e os indios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LOUREIRO, Antônio José Santos. O Amazonas na Época Imperial. Manaus: Valer, 2007.
LEUDA DOS SANTOS GONÇALVES SILVA.
OS PRESIDENTES E OS INDIOS.

INTRODUÇÃO.
Relataremos no texto como os presidentes se posicionaram em relação aos indígenas e que interesses eram visados com relação a estes povos, que tipo de benefícios os indígenas receberam e quais os motivos da violência que culminou quandoaconteceu esta aproximação.

OBJETIVO DO AUTOR

Quando Loureiro aborda a situação do trabalho indígena, percebe-se um tipo de escravidão implícita, já na concepção do governo estes seriam os braços uteis aos serviços rurais e a constituição de colônias militares, ou seja, o governo via os índios apenas como mão-de-obra necessária aos seus benefícios.
Os indígenas recebiam títulos epatentes e rendiam homenagem ao retrato de D.Pedro II e submetiam-se as novas autoridades que na intenção de atraí-los das matas para trabalharem na agricultura e na pesca, um exemplo explicito foi a: “Concessão da patente de capitão-príncipal ao chefe Maués Manoel Pedro José Marques, da aldeia de Paricatuba....”(Loureiro.2007,P88). Percebe-se claramente, como o governo usava de sutileza para dominaros indígenas.

IDÉIA PRINCIPAL
Loureiro esclarece de que maneira os índios eram dominados e como o governo tentava mascarar este processo que causou uma mancha na historia protagonizado por aqueles que deveriam proteger.
Os índios foram classificados em três classes:
1ª classe – Gentios: eram as tribos mais longínquas que não tinham comunicação com a civilização, havendo noção de índolepacifica e outras bravias. Com estes nada se conseguia não se podia guerrear nem exterminar e não se podia evangelizar.
2ª classe – Eram os índios que viviam em aldeias conhecidas, mais continuavam com sua língua nativa e seus costumes, entretanto mantinham estreitas relações comerciais com o homem branco, e viviam sob a inspeção dos diretores nomeados pelo governo.
3ª classe – Eram os civilizadosfalavam um pouco do idioma do branco e habitavam próximo ou nas povoações, eram empregados na agricultura, na pesca, na navegação, em serviços públicos ou privados.
Nesta classe as crianças eram entregues ou doadas pelas autoridades locais e algumas vezes por seus próprios parentes a particulares em alguns casos eram bem tratadas, mais normalmente eram sobrecarregados com todo o tipo de serviço, nosdois casos poucos recebiam educação, nenhum trabalho era feito para melhoria de suas condições, não havia leis que os amparassem.
Na concepção de ferreira Pena os indígenas deveriam ser tratados com dignidade, tendo seus direitos respeitados, entretanto existiam pessoas que usavam métodos rigorosos contra os mesmos.
Os índios deveriam ser tratados com brandura, remediando as suas precisões,ouvindo as suas queixas, pagando pontualmente os seus jornais; dispensando-os no prazo certo, em suma, mostrando que o governo os protegia ( Loureiro, 2007, P 89).
No governo de João Pedro Dias Vieira, aconteceu uma entrada na maloca dos Uaimiris, que culminou em fracasso, seu sucessor Ângelo Thomas do Amaral, posicionou-se contra essa entrada e declarou: “Não foi feita outra e nem se devefazê-lo, pois os índios tornam-se mais arredios”. (Loureiro, 2007, p 89).
O PROBLEMA.
Discutir quais os verdadeiros interesses que levaram esses presidentes a aproximar-se das tribos indígenas. E como o governo se beneficiou com essa abordagem? O autor ao narrar que o primeiro ministro responsabilizou os missionários e as autoridades locais, os primeiros pela ausência e os segundos pelo nãocomprometimento com relação aos problemas enfrentados pelos indígenas, segundo José Furtado “A história dos índios é o opróbrio da nossa civilização. Apesar de tantas leis proclamando a liberdade e proscrevendo a escravidão, esta subsiste de fato”. (Loureiro, 2007, p 90).
Demostra-se claramente que o governo visava sim seus próprios interesses, pois na teoria existiam leis protegendo os indígenas, mais...
tracking img