Qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE:
Conceito:
O conceito de qualidade é hoje um valor conhecido por todos, e, no entanto, definido de forma diferenciada por diversos grupos ou camadas da sociedade – a percepção dos indivíduos é diferente em relação aos mesmos produtos ou serviços, em função de suas necessidades, experiências e expectativas, segundo Juran: “Qualidade é adequação ao uso”, onde a adequação é definida peloconsumidor, mesmo quando ele deseja fazer algo fora do que o fabricante imaginou.
No entanto o mundo moderno vem sendo objeto de profundas e aceleradas transformações — econômicas, políticas e sociais — e o objetivo principal dessa transformação é a elevação do nível global de competitividade da economia. Por isso a preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente.
A partir dadécada de 50, surgiu à preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidadedeixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.
A preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da palavra, começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidadeencontrada na produção de bens e serviços. Logo após segunda Guerra Mundial, o Japão iniciou o seu processo de reestruturação o convidou William Edwards Deming, físico e matemático norte Americano que iniciou sua entrada no mundo da melhoria da qualidade com a inspirada do livro: Controle Econômico da Qualidade de Produtos Manufaturados, de 1931, escrito pelo seu mentor Walter Shewhart, consideradoo pai do CEP (Controle Estatístico do Processo).
A participação de W. E. Deming na sociedade japonesa iniciou-se com colaboração na realização do censo japonês. Já na ocasião ele viaja diversas vezes ao Japão a convite da JUSE (Japan Union of Scientists and Engineers) para a ministração de palestras e conferências aos diversos líderes empresariais japoneses o que os leva a adotar seus métodospara controle da qualidade e princípios de administração causando uma verdadeira revolução nas indústrias japonesas que começam a liderar o mercado, principalmente o automobilístico e de informática.
Em meados da década de 50, Edward W Deming e Joseph Juran desenvolveram o conceito de qualidade em termos de adequação ao uso doconsumidor. Assim um produto além de obedecer às especificações doprojeto, deveria atender as necessidades do usuário, ou seja, uma empresa interessada em produzir qualidade, deveria se empenhar em conhecer e corresponder aos desejos de seus clientes. (TURCHI, 1997)
Para Deming, a Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de significado à medida que as necessidades dos clientesevoluem. (CARDOSO, 1996)
Na filosofia estruturada por Deming não existe um sistema organizado para a condução da qualidade, no entanto, para implantação da mesma dentro da empresa é de primordial importância o conhecimento de princípios básicos, inicialmente ensinados aos altos executivos japoneses na década de 50 e nos anos subsequentes, para melhoria da qualidade nas empresas tanto de pequeno,como grande porte, nas áreas industriais tanto de transformação, como de serviços.
São os seguintes:
1º princípio: Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego;
2º princípio: Adote a nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o...
tracking img