Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO; BIOLOGIA; QUÍMICA.

O baixo rendimento escolar em química dos alunos do ensino médio.

“ALUNOS X QUÍMICA”

1 INTRODUÇÃO

Quando pergunta para um aluno qual sua matéria favorita, ele sempre diz: Português, História ou Geografia, quase nunca diz é a Química. É difícil alguém dizer que ama a Química, ou que as melhores notas de seu boletim são nessa disciplina.

“A Química é umadisciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental e médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que os estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará sua decisão e dessaforma, interagirá com o mundo enquanto indivíduo e cidadão”. (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999).

No entanto, é notório que o rendimento dos alunos em Química seja baixo, porém não se sabe ao certo a causa de tal dificuldade. Diante disso é interessante saber qual desse problema, que afeta mais de 60% dos estudantes, visto que, a química trata de assuntos interessantes e relacionados ao nosso cotidiano.Os alunos que seguem com dificuldade de entender e aprender a química, seus conceitos, fórmulas e aplicações, sentirão dificuldade futuramente nas séries seguintes e principalmente quando estiverem fazendo uma graduação. Pois seja qualquer a área que escolha irá se deparar com tal disciplina e os professores de universidade não tem a obrigação de ensinar aquilo que deveríamos ter aprendido noensino médio.
Para tentar resolver esse problema temos que antes de tudo conhecer a realidade dos estudantes e descobrir porque não conseguem assimilar os conteúdos da mesma forma que lidam com as demais matérias.
Para isso é necessário saber a causa inicial, se são os professores que não tem uma formação solida; se são os alunos, por falta de incentivo e de métodos dinâmicos e interessantes nãodão atenção as altas, ou se é a falta de estrutura nas escolas para desenvolver praticas de laboratório.
Esse é um assunto muito completo e tem sido o alvo de muitos estudos nos últimos tempos. Pesquisadores de toda parte do país verem estudando essa problemática, visto que não é um assunto que afeta somente Humaitá, todos os municípios do Amazonas enfrentam a mesma dificuldade, assim como empraticamente todos os estudos do Brasil.
Com o intuito de descobrir as causas desses problemas o projeto “ALUNOS X QÍMICA”, estudará essas questões processando maneiras de resolvê-las
Munidos de uma metodologia onde acredita-se que trará os resultados e respostas será possível então delimitar as causas da deficiência dos alunos em relação a disciplina de Química.
A crise no Ensino de Ciências temafetado países de todo o mundo, evidenciando os altos níveis de analfabetismo em ciências e a evasão de professores e alunos das salas de aulas(ARANHA, 2007). Por isto a importância de obter métodos que estimulem os alunos e professores a entenderem a Natureza da Ciência1 e não somente passar e receber informações a cerca dos conteúdos de ciência.

2 OBJETIVO GERAL

* Compreender o porquê, degrande parte de alunos do ensino médio não obterem êxito na disciplina de química, e investigar a visão dos alunos sobre a ciência neste ensino.

2.1 OBJETIVO ESPECIFICOS

* Fazer com que os professores venham a repensar sua metodologia de ensino e mostrar com os resultados obtidos com este, a melhor maneira de aplicá-los a química.

* Pesquisar a falta de interesse e motivação dosestudantes do ensino médio nas aulas de química, a ausência dos professores ao trabalhar com a disponibilidade dos recursos didáticos.

* Analisar a necessidade de uma metodologia com novos métodos de ensino diferenciados

* Mostrar ao corpo docente da escola uma nova pratica pedagógica dinâmica e criativa.

* Demonstrar a realidade do estudante de...
tracking img