Quais as habilidades do administrador?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Através deste viemos apresentar o que é um administrador e suas características, descrever como uma estrutura organizacional é, e quais são suas vantagens e suas desvantagens.
Apresentaremos a diferença e abordagem da organização mecanista e organização orgânica, quais são as estruturas com tais características utilizadas no mercado atual.












1. Quais ashabilidades do administrador? E em que proporção elas são utilizadas nos diferentes níveis da organização?
Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
HabilidadesConceituais: Ter Visão sistêmica.
Elas são utilizadas de acordo com o nível hierárquico, ou não, dos administradores, ou também de acordo com o que fazem (função) dentro da empresa em que trabalham.

2. Quais são as competências do administrador?
Conhecimento, habilidade, Julgamento e Atitude.

3. Descreva os papéis do Administrador?
O papel do Administrador não é apenas de gerenciardeterminada área de uma organização ou toda uma organização, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte, mas, também, contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois a sua função política e social o torna um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho neste final de século.
Segundo Mintzberg os papéis do Administrador são:
- Papéis Interpessoais: Como oadministrador interage (Representação, Liderança e Ligação).
- Papéis Informacionais: Como o Administrador Intercambia e processa a informação (Monitoração, Disseminação e Porta Voz).
- Papéis Decisórios: Como o administrador utiliza a informação em suas decisões (Empreendedor, Solução de conflitos, Alocação de recursos e Negociação).

4. Descreva a estrutura organizacional com abordagem emequipes, e explique suas vantagens e limitações.
ABORDAGEM DE EQUIPES
É a organização que cria equipes multifuncionais ou permanentes para cumprir tarefas específicas e para coordenar grandes departamentos.

ESTRUTURA BASEADA EM EQUIPES
Dentro deste tipo de departamentalização existem dois tipos de equipes, as multifuncionais e os permanentes.
As equipes multifuncionais são formadas por pessoas devários departamentos funcionais que são agrupados, para cumprir tarefas específicas e temporárias e para resolver problemas mútuos.
Este tipo de equipe envolve pessoas com diferentes habilidades e conhecimento. Por terem a participação em dois grupos, tem como conseqüência uma duplicidade de comando.
As equipes permanentes funcionam como um departamento formal, onde os empregados trabalhamjuntos em um mesmo local, para cumprir atividades e tarefas específicas. Esses empregados subordinam-se a apenas um chefe, como designa a unidade de comando.
A estrutura de equipes torna a organização mais horizontal em torno dos processos de trabalho (com poucos níveis hierárquicos), descentraliza a tomada de decisões, delegando autoridade e transferindo responsabilidade para os níveis mais baixos.Devido a uma rápida e constante mudança do ambiente externo e interno das organizações, é exigida uma maior necessidade de flexibilidade e/ou rapidez no andamento dos processos e tarefas para atender melhor os requisitos do cliente, desenvolver novos produtos ou implementar campanhas de marketing, por isso as equipes não devem adaptar-se a tarefas pré-definidas.
VANTAGENS
• A focalização daorganização é dirigida ao cliente.
• Economiza de tempo e dinheiro devido a pouca necessidade de passar informação para cima e para baixo dentro da hierarquia e entre as unidades organizacionais.
• As equipes promovem o autogerenciamento pelos próprios funcionários, o que produz maior satisfação com o trabalho devido ao maior envolvimento das pessoas.
• Cada grupo deve ter pessoas com diferentes...
tracking img