As habilidades do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As habilidades do administrador

Existe o administrador ideal para qualquer situação?

A suposição de que exista um tipo característico de executivo é amplamente aceita. No entanto, uma empresa precisa de todos os tipos de administrador. As qualidades necessárias a um encarregado de fabricação são opostas às exigidas de um diretor de produção. Muito pouca gente discutiria o fato de que umdiretor-geral precisa ser um bom juiz, saber tomar decisões e possuir habilidade de conquistar o respeito dos outros. Mas basta que se examinem os administradores bem-sucedidos em qualquer empresa para ver como suas qualificações pessoais variam enormemente numa lista ideal de virtudes executivas

Em função deste questionamento, Robert L. Katz, num artigo na Harvard Business Review sintetizou ashabilidades necessárias ao administrador. Ele pressupôs que o administrador seria alguém que: (a) dirige as atividades de outras pessoas e (b) assume a responsabilidade de atingir determinados objetivos por meio da soma de esforços. Segundo essa definição, uma administração bem-sucedida parece apoiar-se em três habilitações básicas, que chamaremos de técnica, humana e conceitual. Apesar de taisaptidões estarem interligadas, vale a pena examinar e desenvolver cada uma delas em separado.


A habilidade técnica

Habilidade técnica é a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas e do instrumental da disciplina especifica. Esta é a habilidade típica de umprofissional que executa seu trabalho pessoalmente, como um marceneiro, torneiro, advogado ou contador. Quando iniciamos nossa carreira numa organização, quase sempre utilizamos em maior proporção a habilidade técnica. A habilidade técnica é adquirida por meio de experiência, educação e treinamento profissional.


A habilidade humana

Habilidade humana é a capacidade de trabalhar com eficácia comomembro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo na direção dos objetivos estabelecidos. A habilidade humana refere-se às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre subordinados e para compreender as necessidades e motivações dos membros dogrupo. Ela inclui a capacidade de se colocar no ponto de vista do outro, para compreendê-lo na sua plenitude. Alguns autores chamam esta habilidade de habilidade gerencial, mas o nome habilidade humana, cunhado por Robert L. Katz, parece mais sugestivo.

Uma das principais características de um bom administrador é sua habilidade em lidar com gente, pois os resultados obtidos são fruto dotrabalho e dos esforços das pessoas que ele coordena e supervisiona. Por isso, ele precisa ter, antes de tudo, muita habilidade para saber lidar com essas pessoas. Esse ponto é tão importante que voltaremos a ele em diversas ocasiões.

A habilidade conceitual (visão sistêmica)

Habilidade conceitual ou visão sistêmica significa a habilidade para visualizar a organização (instituição, empresa ougrupo de empresas) como um conjunto integrado. A habilidade conceitual implica a capacidade de se posicionar no ponto de vista da organização, perceber como as várias funções são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais. Requer ainda a capacidade de visualizar a organização dentro do seu ambiente externo e compreender as forças políticas, econômicas e sociais que atuamsobre ela. Implica não só reconhecer essas relações, mas também saber destacar os elementos significativos em cada situação e identificar, do ponto de vista da organização, a alternativa mais adequada para ação ou decisão, considerando todos esses aspectos.

Como parte das habilidades conceituais, o administrador tem que saber conviver, compreender e lidar com situações complexas e ambíguas....
tracking img