Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré-Projeto (Artigo)

Título: O Psicopedagogo e as Dificuldades de Aprendizagem.
Autor: Ciléya Barros Fontes
Curso: Psicopedagogia Clinica e Institucional
Tema: O Psicopedagogo e as intervenções nas dificuldades de aprendizagem.
Problematização:
A Psicopedagogia é uma área do conhecimento e de atuação que tem como objeto de estudo e de trabalho o processo de ensino e aprendizagem e ostranstornos que podem ocorrer neste processo.  
O Psicopedagogo pode atuar em diversas áreas, de forma como prevenção ou de forma terapêutica, para assim compreender os processos de desenvolvimento  e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias e objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.
Por se tratar de uma atividade relacionada às dificuldades escolares, primeiramente,pensa-se que o Psicopedagogo deva trabalhar na escola, lugar onde são produzidos a maioria dos problemas escolares, mas são vários os campos onde o mesmo pode está atuando, como nas próprias escolas, clínicas, espaços de atendimentos ou até mesmo em empresas.
Segundo Bossa (apud. Porto 2006 pagina 11) “o objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo deaprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos, bem como a influência do meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento.”
Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho psicopedagógico na instituição escolar tem como caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas com estafinalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola.
Diante desses aspectos questiona-se:
Como o profissional da are a psicopedagógica pode desenvolver um trabalho preventivo e terapêutico com essas crianças?
De que habilidades o psicopedagogo pode utilizar para realizar esse trabalho?
Essas intervençõesauxiliam de que forma o aluno com dificuldade em apredizagem?
Tais inquietações e questionamentos partiram da seguinte problemática:
A intervenção psicopedagógica ganha, atualmente, espaço nas instituições de ensino. Este artigo surgiu da preocupação existente diante as dificuldades dos alunos em que faz-se construir seus próprios conhecimentos por meio de estímulos, tem justamente o objetivo defazer uma abordagem sobre a educação e a importância do psicopedagogo diante da instituição escolar.

Justificativa:
O tema pesquisado surgiu de hipóteses e questões levantadas durante a especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional , durante a disciplina Dificuldades de Aprendizagem.
O presente estudo está centrado na importância do Psicopedagogo frente às dificuldades deaprendizagem. O interesse pelo tema pesquisado surgiu através de hipóteses e questões levantadas durante a especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional , durante a disciplina Dificuldades de Aprendizagem, ao perceber o quanto as mesmas são importantes para o desenvolvimento do trabalho psicopedagógico.
Essa convicção se consolidou logo ao iniciar as atividades no decorrer do curso. Ali,convivendo com professores, coordenadores e alunos, por um curto espaço de tempo, pode-se perceber que a postura do psicopedagogo diante das intervenções para com as dificuldades de aprendizagem é de extrema importância
Assim, nesse processo de busca e reflexão, um questionamento sempre vinha à tona: Como o psicopedagogo pode utilizar tais intervenções para ajudar os alunos em sua dificuldades? Omaior cuidado era refletir sobre essas questões sem colocar a culpa nos principais atores do processo educativo, os professores, os alunos, e seus familiares. Sabe-se que as transformações que estão ocorrendo no mundo todo, em função do processo de reestruturação do capitalismo, têm exigido que a sociedade reflita sobre o papel do trabalho e do trabalhador frente as mudanças que estão ocorrendo...
tracking img