Fichamento sobre pesquisa bibligrafica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO GENÉRICO: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO |
TÍTULO ESPECÍFICO: PESQUISA BIBLIOGÁFICA | 1 (Numeração das folhas) | Uso de letras no caso de serem várias folhas |
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho Científico. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2001. Capitulo 2. |

“A pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método depensamento reflexivo que requer um tratamento cientifico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos. [...]
Toda pesquisa implica no levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicasempregadas. Os dois processos pelos quais se podem obter os dados são a documentação direta e a documentação indireta.
A primeira constitui-se, em geral, no levantamento de dados do próprio local onde os fenômenos ocorrem. Esses dados podem ser conseguidos de duas maneiras: através da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório. Ambas de utilizam das técnicas de observação direta intensiva(observação e entrevista) e de observação direta extensiva (questionário, formulário, medidas de opinião e atitudes técnicas mercadológicas).
A segunda serve-se de fontes de dados coletados por outras pessoas, podendo constituir-se de material já elaborado ou não. Dessa forma, divide-se em pesquisa documental (ou de fontes primárias) e pesquisa bibliográfica (ou de fontes secundárias).” (p. 43)
Lakatosdefine a pesquisa bibliográfica como um procedimento formal com método de pensamento reflexivo, onde o principal objetivo é encontrar resposta para questões propostas utilizando uma fundamentação cientifica.
Para ela, existem duas formas no processo de obtenção de dados: a documentação direta, que é o levantamento de dados diretamente no local onde ocorrem os fenômenos (ex.: pesquisa de campo oupesquisa de laboratório) e a outra é a documentação indireta, que utiliza fontes de dados levantados por outra pessoa (ex.: pesquisa documental ou pesquisa bibliográfica).
Em relação a forma de obtenção de dados Lakatos afirma que:
“Os documentos de fonte primária são aqueles de primeira mão, provenientes dos próprios órgãos que realizaram as observações. Englobam todos os materiais, ainda nãoelaborados, escritos ou não, que podem servir como fonte de informação para a pesquisa cientifica. Podem ser encontrados em arquivos públicos ou particulares, assim como em fontes estatísticas compiladas por órgãos oficiais e particulares. Incluem-se aqui como fontes não escritas: fotográficas, gravações, imprensa falada (televisão e Rádio), desenhos, pinturas, canções, indumentárias, objetos de arte,folclore etc.
A pesquisa bibliográfica ou de fontes secundárias é a que especificamente interessa neste trabalho. Trata-se de levantamento de toda a bibliográfica já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto, com o objetivo de permitir ao cientista“o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações” (Trujillo, 1974: 230). [...]
A descrição do que é e para que serve a pesquisa bibliográfica permite compreender que, se de um lado a resolução de um problema pode ser obtida através dela, por outro, tanto a pesquisa de laboratório quanto a de campo (documentação direta) exigem, como premissa, o levantamento do estudoda questão que se propõe a analisar e solucionar.” [...] (p. 43-44)
Todas as fontes de dados são importantes no processo de construção do conhecimento, é através desses dados preliminares que podemos construir um projeto cientifico. No processo de formação acadêmica os indivíduos utilizam da pesquisa bibliográfica, pois ela é a busca de uma problematização de um projeto de pesquisa a partir...
tracking img