Psicomotricidade na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCH

CURSO: PSICOLOGIA






PSICOMOTRICIDADE NA ADOLESCÊNCIA



















Fortaleza – CE
Junho, 2009
SUMÁRIO

Pág.

1.INTRODUÇÃO............................................................................... 3
2. DESENVOLVIMENTO................................................................. 4-9
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................... 10
REFERÊNCIAS.................................................................................... 11
ANEXOS







































1. INTRODUÇÃOO referente trabalho tem o intuito de abordar a psicomotricidade e sua interação com o adolescente. Neste faremos referência ao CIAR, Centro Internacional de Análise Relacional, que trabalha com crianças, adolescentes e adultos. As sessões são semanais e podem ser individuais ou em grupos.
Vimos que a prática seguida no CIAR é a psicomotricidade relacional que tem o objetivo de estimulara capacidade relacional, a adaptação sócio-emocional e psicomotora, proporcionar um espaço para o auto-conhecimento, facilitar a elaboração de conflitos inconscientes em um espaço simbólico onde o imaginário se expressa simbolicamente através do corpo. Uma das formas como se dá a prática dessa abordagem é a utilização de brincadeiras e jogos espontâneos em que o corpo participa em todas as suasdimensões, privilegiando, a comunicação não verbal. Sabemos que a adolescência é uma fase de vida do ser humano onde além de ser um período de conflitos, rebeldia e contestação é um momento também de auto-conhecimento e transformação na imagem corporal levando o indivíduo a ter uma nova identidade e é por isso que existe um diferencial na prática trabalhada com esse público.
Através daentrevista realizada com o profissional da área podemos perceber que o papel do psicomotricista para com o adolescente é oferecer um apoio para o mesmo que propicie a assimilação dessa nova fase de vida, trabalhando a aceitação da nova imagem adquirida através da aprendizagem da relação, observação de si mesmo e promover uma conscientização de quem o adolescente é e o que ele quer ser.2. DESENVOLVIMENTO

2.1. ADOLESCÊNCIA

A adolescência segundo MANNONI (1996) é uma invenção relativamente recente. O próprio conceito de adolescência nasceu no ocidente. Nas sociedades não evolutivas a passagem da infância para o estado adulto é mais claramente demarcada que em nossa sociedade essa passagem se faz através da provadolorosa da iniciação. Os modelos de iniciação são diferentes de uma sociedade a outra, mas visa uma integração social do sujeito para o mundo dos adultos.
Segundo Wallon a adolescência tem início aos 12 anos com a puberdade, é marcada por transformações de ordem fisiológica, mudanças corporais impostas pelo amadurecimento sexual, assim como transformações de ordem psíquica com preponderânciaafetiva. GALVÃO (1995) ao abordar as fases descritas por Wallon, diz,
No estágio da adolescência, a crise pubertária rompe a “tranqüilidade” afetiva que caracterizou o estágio categorial e impõe a necessidade de uma nova definição dos contornos de personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Este processo traz à tona questõespessoais, morais e existenciais, numa retomada da predominância da afetividade.
Na adolescência, os sentimentos se alternam procurando buscar a consciência de si na figura do outro, contrapondo–se a ele, além de incorporar uma nova percepção temporal.
O meio social e cultural passam a ser de grande importância. Os adolescentes tornam-se intolerantes em relação às regras impostas...
tracking img