Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 4
Realizado no dia 23/10/11 com a professora Gláucia, Infância e Adolescência: o desenvolvimento Bio – Psico e a Construção da independência.
A criança está crescendo o corpo por fora mais pra dentro também cresce através da maturidade, coordenação as funções está ligado a fatores internos e externos processo de maturação e estimular a criança desde no ventre, ouvir música para ela,estimular sempre um ambiente estimulante. Estados múltiplos de prontidão não existem um estado de maturidade que garanta o sucesso escolar, mas sim, níveis de funções psicológicas básicas: psicomotricidade percepção, linguagem, funções cognitivas, afetivas e sociais.
Nesta etapa que a criança vai passando de mudanças da adolescência, é muito difícil, fases das descobertas, sexuais e víciosperigosos, que levam o adolescente ao crime e até a morte. No dia 24/10/10 a professora Sonaly esteve explicando o tema: Educação pelo movimento; Refletindo e Planejando a prática.
Nos estudos, podem-se compreender características específicas de diferentes fases de uma criança na, e a ludicidade é algo que faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Com as teorias, notou-se aimportância de usar a psicomotricidade para a motivação dos alunos e o apoio, evitando o fracasso escolar. E que a ‘’atitude lúdica’’ não só deve partir dos educando, como do educador, que deve assumir uma postura que implica sensibilidade, envolvimento, e mudança interna. Propôs também conhecer e diferenciar as idéias para a construção de uma organização que aprende as competências e habilidadesnecessárias do educador- gestor. A partir desses conceitos, percebe-se na organização em que trabalhamos abordagens muito diferenciadas e com isso, as necessidades das escolas. Pois se trata de uma organização que trabalha com diferentes atores sociais, de múltiplas culturas e que buscam o mesmo objetivo. Mas acredito que as escolas e os métodos de ensino propostos e cobrados, estejam pouco preparadospara a percepção do seu entorno, e das mudanças significativas para a concretização de seus objetivos.
Temos que fazer das brincadeiras, não somente para brincar, ou para passar o tempo, e sim ter um objetivo, um fundamento e realizando a coordenação motora atividades corretas para a idade. É um brincar cheio de intencionalidade, porque é de fundamental importância o conhecimentodo corpo para o processo de construção da aprendizagem, através do movimento vive e manifesta suas emoções a criança interage com o meio, ambiente para alcançar seus objetivos ou satisfazer suas necessidades, físicas e emocionais tem que saber trabalhar na atividade motriz, emoção da criança.
O professor tem que fazer a diferença, marcar seu espaço, impor seus limites, fazer acontecer deuma maneira saudável, criativo com suas atividades, conhecendo seus alunos, os exercícios fazem bem, para a aprendizagem deles, cada atividade programada para agilizar e tonificar os músculos, neurônio, e o corpo por inteiro. Quando falamos de psicomotricidade não podemos esquecer que toda ação humana envolve várias atividades que se complementam. Tem a incumbência de preservar e formar a criançaque nasce ingênua, sonhadora e necessita de cuidados afetuosos. As brincadeiras têm propriedades físicas que incidem sobre o corpo humano de forma objetiva e subjetiva, movendo o sujeito a partir da sua emoção: e que as crianças são estimuladas em sua afetividade, através da interação, se apropriando do uso destes para um investimento pessoal e social. Faz-se assim a relevância deste estudo para acompreensão da importância dos brinquedos e jogos para o desenvolvimento psicomotor de crianças de 0 a 12 anos de idade; e ainda demonstrar a contribuição destes elementos lúdicos na psicomotricidade com a referida população. Todos os povos têm suas brincadeiras pertinentes às necessidades expressivas de cada cultura. O tempo se encarrega de transformar suas estruturas, mas é certo que as...
tracking img