Lupus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"Prática Educacional Sobre a Forma do Descarte de Óleo...”







Alda Cristiane
Érica Echamayr
Juliana Nabono
Natalia Alves
Tais Lopes



Rio de Janeiro, Março de 2012
Sumário

1. Introdução ........................................................................ 03


2. Justificativa ...................................................................... 04


3. ObjetivoGeral .................................................................. 07


4. Objetivo Específico .......................................................... 08


5. Metodologia ...................................................................... 09


6. Cronograma ...................................................................... 11


7. Resultado….......................................................................11

8. Conclusão …......................................................................11

9. Referencias Bibliográficas................................................. 13

10. Anexo….............................................................................14

11. Apêndice….........................................................................15







1. Introdução

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.


O consumo de óleo no país é de quinze litros por brasileiro, no ano. Apesar de pesquisas já terem demonstradoque um litro de óleo de cozinha que vai para o corpo hídrico contamina cerca de um milhão de litros de água, equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos, só agora os ambientalistas concordam que não existe um modelo de descarte ideal do produto, mas sim, alternativas de reaproveitamento do óleo de fritura para a fabricação de biodiesel, sabão e etc (AMBIENTE EM FOCO, 2008).
Isso aconteceporque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e microorganismos. E ele também impermeabiliza o solo contribuindo para as enchentes (PARAÍSO, 2008).

E existe uma boa solução para toda esta sujeira: a reciclagem.

Mas o que fazer com o óleo vegetal que não será mais usado? A maioria dos ambientalistas concorda que não existe um modelo de descarte idealdo produto. Uma das alternativas é reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão. Além disso, existem ONGs que recolhem trezentos mil litros de óleo por mês que serão transformados em biodiesel, podendo de gerar emprego para famílias de baixa renda.

Conclui-se que a coleta seletiva além de transformar o óleo/gordura residual em matéria-prima para aproveitamento industrial (fabricação desabão), irá contribuir para a economia dos recursos naturais e a minimização de impactos ambientais.

2. Justificativa

Sabemos que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja e possui grandes perspectivas para a produção do óleo de cozinha, soja, girassol ou canola, por exemplo, frequentemente utilizado em frituras. Pois bem, sem falar no mal que o excesso pode causar ao organismo, eletambém faz um enorme mal ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento do esgoto (RABELO e FERREIRA, 2008).
O óleo quando vai para a galeria de esgoto funciona como uma cola, juntando tudo. Um fiozinho de cabelo, fio dental, um pedacinho de plástico, tudo isso fica concentrado, forma-se umamassa e acaba entupindo a rede de esgoto.

Segundo o professor do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Alexandre D'Avignon, a decomposição do óleo de cozinha emite grandes quantidades de metano na atmosfera. Esse é um dos principais gases causadores do efeito estufa, que contribui para o aquecimento da...
tracking img