Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊSCurso de Pedagogia |

MÓDULO:

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – 80h



ATENÇÃO!
Todas as questões, obrigatórias e para saber mais, são objeto de estudo para os exames, ainda que não estejam valendo nota para os dossiês.

UNIDADE 1

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA

Questões obrigatórias para odossiê

1. De acordo com as diferentes ideias filosóficas apresentadas no texto, identifique o pensador e o período histórico fazendo uma breve descrição deles.
R: Aristóteles foi um dos mais importantes pensadores da filosofia pois defendia que a alma e o corpo não se dissociavam ou seja ,a alma seria o principio ativo da vida e a alma era racional, podia pensar.
Com o cristianismo Tomás deAquino afirmava que somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência em termos de igualdade. Assim no século XV iniciou um momento histórico no mundo, o renascimento ou Renascença, que era um movimento cultural simultâneo ao período da historia europeia onde ocorreu um processo de valorização do homem, evoluíram rapidamente, artes, grandes pintores, esculturas, e escritores que retratavam oser humano. Renê Descartes postulou a separação entre mente e corpo, ou seja , o homem possui substancia material e pensante que o corpo deprovido de espírito é uma maquina.

2. Dentre as escolas estudadas, a psicologia científica foi sendo substituída, no século XX, por novas teorias, mais ligadas à medicina e à comprovação científica. Cite as três mais importantes, indicando seu precursor e operíodo de cada uma.
R: Behaviorismo, criado por Watson e inserido ate o fim da década de 70, seus seguidores eram Pablov e Skinner e define o psicológico como concreto.
Gestalt, na Europa postula que o homem deve ser compreendido através da sua totalidade. Psicanálise nasce com Freud na Áustria, recupera a importância da afetividade e estuda o inconsciente.

3. A partir da década de 70 astendências construtivista (cujo principal teórico é Piaget) e sócio-interacionista (Vygotsky, Luria e Leontiev) começam a disseminar-se. Explique por qual motivo essas tendências tomam corpo nessa época.
R: estavam preocupados em apresentar respostas teóricas que sintetizavam as duas formas antagônicas de conceber o psiquismo humano, queriam mostrar os dois aspectos da vida humana o objetivo e osubjetivo.

4. Dentro da área de conhecimento da Psicologia do Desenvolvimento, escreva qual é seu objeto de estudo e cite exemplos.
R: e o desenvolvimento humano, nele podemos observar seus aspectos físicos como: físico motor, intelectual, afetivo-emocional e social,desde o nascimento ate a vida adulta.

5. Explique, com suas palavras, por que é importante estudar o desenvolvimento humano.Cite exemplos para comprovar sua resposta.
R: estudamos o desenvolvimento humano, para compreendermos melhor o pensamento e o raciocínio de nossos alunos, afim de complementar as nossas atividades pedagógicas,é importante para executar-mos tarefas de acordo com a faixa etária das crianças. Ex: trabalhar afetividade em todas as faixas etárias
Trabalhar alfabetização acima dos 6 anos
Saber trabalharcom a psicomotricidade de acordo com a faixa etária
Formular jogos e brincadeiras de acordo com a faixa etária dos alunos.

Questões para saber mais e para os exames
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Defina os aspectos do desenvolvimento humano abaixo:
a) Físico e motor:
b) Cognitivo:
c)Afetivo-emocional:
d) Social:

2. Pesquise sobre o assunto: construtivismo e sócio-interacionismo.

3. Pesquise e escreva qual é a diferença entre: maturação e crescimento.

4. De acordo com o texto, algumas escolas em psicologia deram origem às teorias que temos hoje. Faça um esquema sobre as ideias principais que caracterizam as abordagens abaixo:
a) Funcionalismo
b) Estruturalismo
c)...
tracking img