Psicomotricidade, corpo e identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A pureza dos fortes, a impureza dos fracos

A incapacidade humana de conviver com seus defeitos e com o do outro por mais insignificantes que pareçam e o excesso de preocupação com a aparência nostornou distante de nós mesmos, transformando-nos em pessoas rasas e superficiais. A busca pela perfeição corpórea nos modificou o olhar, um olhar crítico, reprovador para consigo mesmo e para com ooutro.
A pureza da beleza humana vincula-se a imagem dos corpos perfeitos, livre de qualquer quantidade de gordura, rugas ou traços físicos socialmente rejeitados. Adeptos desta beleza pura sefortalecem com a ênfase que o mundo contemporâneo dá a estes aspectos e se respaldam nas novas técnicas médicas e cirúrgicas, novos tratamentos estéticos, academias de ginásticas e inovações nutricionaispara afirmar: só não tem o corpo puro e perfeito quem não quer. Marginalizados, os desenquadrados ou impuros são encarados como aqueles que não cuidam de si, não tem força de vontade e não possuemautocontrole, são os fracos da história.
Este pensamento social habilita pessoas a terem atitudes preconceituosas nas ruas. Os fortes sobre os mais fracos, os perfeitos apontando o dedo para osimperfeitos. Recusas de emprego, chacotas nas ruas, sentimento de pena, bullying nas escolas, são muitos os exemplos que vemos hoje, de como o homem pode usar os atributos físicos como arma de poder esubmissão.
Não se trata de uma crítica aos estilos saudáveis de vida no alcance do corpo ideal para si, mas uma crítica à segregação humana. Considerar alguns fenótipos superiores a outros é tãopreconceituoso quanto endossar a superioridade da raça ariana. Marginalizar pessoas que não se enquadram em um padrão socialmente aceito, considerá-las fraca e sem autocontrole é uma prova de que estamostransformando a sociedade em uma teia de interesses meramente superficiais e narcisistas.
Outro aliado neste alcance do corpo perfeito são as ferramentas tecnológicas, programas de computador que...
tracking img