Mpsbr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Introdução
2.1. Contexto
No atual panorama das organizações de desenvolvimento de software no Brasil, nota-se o predomínio de micro, pequenas e médias empresas em relação às demais. Dentro desse ambiente, a qualidade torna-se um diferencial fundamental para o crescimento de uma empresa.
Estudos indicam que dentro do âmbito das empresas de software brasileiras, empresas que se certificaramem programas de qualidade têm maior possibilidade de exportar e também de ocupar o mercado interno [IPEA2006].
Seja por necessidade de mudança interna, ou provocada por fatores externos, as empresas em algum momento sentem a necessidade de melhorar a qualidade de seus processos e também de certificá-la.
O propósito desse trabalho é, através de um estudo de caso, demonstrar a realização demelhoria do processo de software dentro do ambiente de uma pequena empresa, utilizando o modelo IDEAL (Initiating, Diagnosing, Estabilishing, Acting and Learning) para que essa empresa possa alcançar o primeiro nível de maturidade proposto no modelo de referência do Programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro – Mps.Br.

2.2. Motivação
A motivação para este trabalho é por em prática oconhecimento teórico sobre a melhoria do processo de software. Esse conhecimento será aplicado dentro de um ambiente organizacional real, utilizando-o como estudo de caso.
Além disso, também motivou esse trabalho a possibilidade de verificar e analisar a viabilidade do Mps.Br para empresas de pequeno porte, no aspectos da facilidade de implementação, da garantia de qualidade e seu impacto noprocesso.
2.3. Objetivo
O objetivo desse trabalho é propor um modelo de processo para uma unidade organizacional a partir do ambiente atual dessa organização. Esse novo processo deve estar adequado ao modelo descrito no Mps.Br, ter uma eficiência igual ou melhor que o ambiente atual e reaproveitar as boas práticas já implementadas dentro da empresa.
Para alcançar o objetivo descrito acima, serãonecessários atingir antes os seguintes objetivos menores:
• Estudar o Mps.Br, com foco no modelo de avaliação e na implementação do nível G;
• Estudar o modelo IDEAL de melhoria de processo de software;
• Realizar o diagnóstico na unidade organizacional;
• Desenvolver um plano de ação para a implantação do novo processo;
• Propor um novo modelo a partir do diagnóstico realizado.
Vale salientar que,por ser aplicado dentro do ambiente empresarial e existir vários fatores de risco envolvidos, a implantação do processo não está prevista para este trabalho.
2.4. Metodologia
Durante a pesquisa, as informações relevantes foram extraídas de pesquisas, monografias, artigos técnicos e científicos e manuais. Todas as fontes utilizadas são citadas ao longo do trabalho.
Também foi utilizado o modeloIDEAL de melhoria de processos de softwares e as normas referentes ao MR-MPS.
2.5. Estrutura
Além da introdução, o conteúdo deste trabalho está organizado de acordo com a estrutura a seguir:
• No Capítulo 2, é discutido o Mps.Br, fornecendo uma visão geral, e também é explicada sua base técnica, o processo de avaliação, a divisão em níveis de maturidade e é apresentando com maior ênfase onível G.
• No Capítulo 3, é apresentado o modelo IDEAL e todas as fases que guiam seu processo.
• O Capítulo 4 relata o diagnóstico realizado na unidade organizacional, apresentando o ambiente utilizado, sua metodologia e a caracterização dos modelos.
• No Capítulo 5 é mostrado o Plano de Ação que será utilizado caso a organização decida por implementar o processo resultante;
• No Capítulo 6, édescrito o novo processo sugerido. Esse pode ser visto com mais detalhes em [SILVA 2008].
• No Capítulo 7 são apresentadas as conclusões deste trabalho.


3. O Mps.br
3.1. Visão Geral

O Mps.Br é um programa criado pela Sociedade Brasileira para a Promoção da Exportação do Software Brasileiro – SOFTEX, em 2003. Seu principal objetivo é a melhoria do processo do software brasileiro....
tracking img