Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relativizar é ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação. Ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado. Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores ou em bem e mal, mas vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferença.Introdução
A antropologia é uma ciência social surgida no século XVIII. Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina científica. A palavra tem o seguinte significado: antropo=homem e logia=estudo.

Estudo antropológico

Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta.Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como cultura, podemos entender todo tipo de manifestação social. Modos, hábitos, comportamentos, folclore, rituais, crenças, mitos e outros aspectos são fontes de pesquisa para os antropólogos.
A estrutura física e a evolução da espécie humana também fazem parte dos temas analisados pela Antropologia.

A etnologia é o estudo ouciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas.
Em sua acepção original, era o estudo das sociedades primitivas, todavia, com o desenvolvimento da Antropologia, o termo primitivo foi abandonado por se acreditar que exaltaria o preconceito étnico. Assim, atualmente se diz queetnologia é o estudo das características de qualquer etnia, isto é, agrupamento humano - povo ou grupo social - que apresenta alguma estrutura socio-econômica homogênea, onde em geral os membros têm interações cara a cara, e há uma comunhão de cultura e de língua. Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades.

Ora, o funcionalismo funciona e o estruturalismoestrutura.Por vezes o funcionalismo é estruturado como a solução adequada aí você pode aplicá-lo outras vezes se dá o fenonemo contrário o estruturalismo funciona na desestruturação social, e assim por diante

O funcionalismo
Em antropologia, o funcionalismo corresponde à doutrina que pretende privilegiar o estudo da função dos elementos sociais em detrimento do estudo da sua forma. O conceito deforma social designa qualquer aspecto de um complexo de civilização cujas expressões podem ser observadas e transmitidas de uma sociedade para outra.
Os funcionalistas consideram o estudo da sociedade em termos de organização e funcionamento. O objectivo é evidenciar as relações causais, funcionais e interdependência entre os factos sociais e as instituições de uma dada sociedade.
O fundador e omais notável representante do funcionalismo antropológico foi Malinowski. Este tentou ilustrar o postulado funcionalista em várias obras da sua autoria, em particular nos Argonautas do Pacifico Ocidental (1922). Mas Radcliffe-Brown (1881-1955) esteve igualmente na origem da teoria funcionalista que mais tarde viria a ser desenvolvida po M. Fortes. (1906-1983).
Para Malinowski, A identidade real deuma cultura parece repousar sobre a conexão orgânica de todas as suas partes, sobre a função que um determinado pormenor preenche no interior do seu sistema, sobre as relações entre o sistema, o meio e as necessidades humanas.
O fundamento da necessidade e resposta à necessidade, postulado por Malinowski, leva-o a criar uma tipologia distinguindo entre:
As necessidades primárias a que o homemestá adstrito por razões biológicas, algumas delas universais por essa razão (como a necessidade de se alimentar), As necessidades derivadas, próprias da condição humana e específicas das sociedades (tais como a educação, a linguagem),
As necessidades sintéticas que correspondem a motivações características do psiquismo humano (como os ideias, a religião).
Os analistas da teoria funcionalista...
tracking img