Concreto rolado e resfriado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução
O concreto pode ser definido como um composto originado da mistura de pelo menos um aglomerante (cimento), agregados (areias e britas) e água, que tem por finalidade adquirir a forma desejada pelo idealizador do projeto quando no estado fresco e oferecer resistência e durabilidade quando no estado endurecido.
No entanto, em situações especiais existe a necessidade de se elaborarnovas formulações, sendo assim, outros agregados, aglomerantes, aditivos e adições poderão ser utilizados, conforme a necessidade de cada obra, esse tipo de concreto é o especial que pode ser empregado em locais em que os concretos convencionais não podem ser aplicados.
Existem vários tipos de concretos especiais, como: colorido, de alto desempenho, com fibras, com resíduos, projetado, de altodesempenho, bombeável e muitos outros. Mas neste trabalho iremos falar sobre o concreto rolado e o concreto resfriado.

2- Concretos Especiais
A evolução da tecnologia do concreto vem ocorrendo de maneira muito rápida nas últimas décadas, com o surgimento de novos materiais e aditivos químicos. A tendência futura é cada vez mais utilizar concretos com características específicas, oschamados concretos especiais, definidos como concretos com características particulares para atender as necessidades das obras, de modo a serem empregados em locais/condições em que os concretos convencionais não podem ser aplicados.
2.1 - Concreto Rolado
Também conhecido como concreto compactado com rolo (CCR), é um concreto de consistência seca, com trabalhabilidade particular de maneira apermitir seu adensamento com rolos compressores lisos, estáticos ou vibratórios.
Devido à essa sua consistência, possibilita que camadas de concreto possam ser lançadas imediatamente após o adensamento da camada anterior, gerando rapidez e economia na construção.
Os materiais componentes são os mesmos utilizados no concreto convencional e, em geral, se consegue uma boa dosagem sem anecessidade de se trazer de locais afastados, o que aumentaria o custo final.
É utilizado em pavimentações urbanas, como sub-base de pavimentos e barragens de grande porte. Seu acabamento não é tão bom quanto aos concretos utilizados em pisos Industriais ou na Pavimentação de pistas de aeroportos e rodovias, por isso ele é mais utilizado como sub-base. Seu baixo consumo de cimento e sua baixatrabalhabilidade permitem a compactação através de rolos compressores.
O cimento a ser empregado pode ser de qualquer tipo, desde que atenda as especificações das normas brasileiras – inclusive os de alta resistência inicial. O consumo normalmente varia entre 80 a 120 kg/m3. Porém, outros teores podem ser usados para aplicações específicas.
As britas e a areia também devem se adequar às prescrições dasnormas brasileiras, com o cuidado de não exagerar no tamanho máximo – 38 mm ou menor -, e atender a boa distribuição de finos para o correto preenchimento dos vazios. Uma boa distribuição granulométrica facilita também o trabalho dos equipamentos de compactação, com a devida economia no custo.
A água é um elemento que deve ser dosado com bastante cuidado. Para uma perfeita compactação, a umidadeideal é aquela que não deixa o concreto aderir aos rolos compressores (isso ocorre quando está com trabalhabilidade alta, ou seja, muito mole) e nem ocasione a passagem do rolo por muitas vezes, quando está muito seco. Esta umidade, geralmente, situa-se no intervalo de 5 a 10%, porém a experiência tem demonstrado que a umidade de 6% é a que mais se aproxima do ideal quando se compacta com rolos.O conjunto CCR, mais placa de concreto simples ou armado, tem mostrado grande durabilidade, mesmo em pátios abertos (expostos ao tempo) como no pavimento rígido, aeroportos e barragens.
A execução do concreto rolado deve ser cuidadosa. O espalhamento pode ser manual, com motoniveladora, distribuidora de agregados ou vibro acabadora. A camada de espalhamento tem altura entre 20 a 30% maior...
tracking img