Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Personalidade

Personalidade é um termo que apresenta muitas variações de significado. Em geral representa uma noção de unidade integrativa do ser humano, pressupondo uma idéia de totalidade. No senso comum é usada para se referir à capacidade de rápidas tomadas de decisão, para se referir a uma característica marcante da pessoa, como timidez ou extroversão por exemplo, ou ainda para se referira alguém importante ou ilustre: “uma personalidade”. A personalidade atribuída a uma pessoa pode definir, para o senso comum, se esta pessoa é boa ou má. A psicologia evita este juízo de valor. A personalidade seria um conjunto de características que diferenciam os indivíduos.

Estes atributos seriam permanentes e dizem respeito à constituição, temperamento, inteligência, caráter, um jeitoespecífico de se comportar. Para as teorias que utilizam o conceito de personalidade, ela significa a “organização dinâmica dos aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e morfológicos do indivíduo”. Fala-se também em personalidade básica, que seriam as atitudes, tendências, valores e sentimentos dos membros de uma sociedade. A personalidade pressupõe a possibilidade de um indivíduo se diferenciar,ser original e ter particularidades. Através desta idéia pode-se predizer o que a pessoa fará em determinada situação, pode-se ter idéia de como ela reagiria. Nem todas as teorias trabalham com este conceito porque ele tem uma noção implícita de estrutura, de estabilidade e portanto de características que não mudam.

No entanto, ela é fruto de uma organização progressiva do ser humano e nãoapenas entendida como um fenômeno em si. Ela evolui de acordo com a organização interna do indivíduo. A psicanálise afirma que a estrutura da personalidade já está formada aos quatro ou cinco anos de idade, enquanto que, para Piaget, ela começa a se formar entre os oito e doze anos. O caráter, temperamento e os traços de personalidade são termos que se referem a esta noção. Alguns distúrbios podemse relacionar à personalidade, gerando conceitos patológicos, como é o caso da personalidade múltipla (ver em amnésia).

Estrutura da Personalidade

A psicologia é a ciência que tem por finalidade estudar o comportamento humano, estudar os fenômenos mentais, as estruturas e o desenvolvimento da mente humana em seus diversos aspectos, tais como: consciência, vontade, linguagem, emoções,imaginação, memória. Busca, a partir da observação de fatos psíquicos, determinar a causa de tais fatos. Dentro das subdivisões dessa ciência, a estrutura da personalidade é um dos ramos que o médico Freud propôs em sua teoria psicanalítica.

A psicanálise teve Sigmund Freud como seu precursor. Ele tentou ordenar em três componentes básicos a vida psíquica humana. São eles: o id, o ego e o superego. Oid é a instância inteiramente inconsciente; o ego, a instância consciente; e o superego possui aspectos inconscientes e aspectos conscientes.

O id é a parte mais primitiva da personalidade, o sistema original com o qual o recém-nascido já nasce. Ele é formado por instintos, impulsos orgânicos e regido pelo prazer. Contém tudo o que é herdado dos pais, que se acha presente no indivíduo desde onascimento, ou seja, aquilo que está presente na constituição do ser da pessoa. O id é um componente fundamental da estrutura da personalidade. É a estrutura original, básica e mais central da personalidade. As outras estruturas se desenvolvem a partir dele. Ele próprio é amorfo, caótico, e desorganizado; é o reservatório de energia de toda a personalidade. O id em si mesmo é cego. Os seus conteúdossão quase todos inconscientes, incluem configurações mentais que nunca foram conscientes, como também o material que foi considerado inaceitável pela consciência. Estes materiais esquecidos conservam a mesma quantidade de energia.

Outra estrutura existente na perspectiva freudiana é o ego. Ele começa a se desenvolver logo após o nascimento, quando o bebê inicia sua interação com o seu...
tracking img