Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS I
COORDENAÇÃO CENTRAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CEAD
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA

PESQUISA SOBRE O SISTEMA
JUST IN TIME

Salvador
2010

NEUSA CERQUEIRA DA SILVA

PESQUISA SOBRE O SISTEMA
JUST IN TIME







Trabalho apresentado a DisciplinaOperações e Logística sob a orientação dos Professores Ademar Nogueira do Nascimento (PF), Carlos Antonio Cabral Cordeiro Calado (PP) e João Pereira Oliveira Junior (T).

Salvador
2010
INTRODUÇÃO

O sistema JIT é uma filosofia de apoio a administração da produção, que surgiu no Japão, na década de 60 na empresa Toyota, e ficou conhecido como “Sistema Toyota de Produção”, tendo como idealista ovice-presidente da Toyota: Taiichi Ohno.

Na gestão empresarial, aparece como uma visão estratégica e inovadora, na busca de uma vantagem competitiva, com a finalidade de se obter uma melhor utilização de um processo produtivo, onde a determinação é a de que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata podendo ser aplicado em qualquer organização.

OBJETIVO

Receber ossuprimentos da linha de produção não mais do que o necessário para a produção, em muitos casos o suficiente para duas ou três horas de produção.

DESENVOLVIMENTO

O Sistema Just in Time, é um exemplo básico dos sistemas de produção enxuta, concentra-se em reduzir ineficiências e o tempo improdutivo nos processos, a fim de aperfeiçoar a qualidade dos produtos fabricados ou dos serviçosprestado, e necessita que as peças sejam fornecidas somente na medida do que for necessário ao processo de produção, com um pequeno armazenamento e no momento correto.

O envolvimento de funcionários e a redução de atividades que não agregam valor são essenciais para as operações JIT.

Idéias básicas sobre o desenvolvimento do sistema JIT:
* A primeira idéia é a otimização e integração doprocesso como um todo, tudo aquilo que não agrega valor ao produto precisa ser eliminado. O JIT visa reduzir e/ou eliminar funções e sistemas não necessários ao processo de manufatura, tais como retrabalho, inspeção e estoque, etc.

* A segunda idéia do JIT é o Kaisen (melhoria contínua). O JIT estimula o desenvolvimento de melhorias constantes, não apenas dos procedimentos e processos, mas tambémdo homem, na empresa. Esta mentalidade permite o desenvolvimento do potencial humano dentro das organizações, conseguindo o comprometimento de todos. O JIT ajuda no desenvolvimento de uma base de confiança, obtida pela transparência e honestidade das ações.

* A terceira idéia básica do Just in time é entender e responder às necessidades dos clientes. Isto significa atender de forma plena ocliente nos requisitos de qualidade do produto, prazo de entrega, custo, dentre outros. O JIT vê o custo do cliente numa visão maior, assim, a empresa deve assumir a responsabilidade de reduzir o custo total do cliente na aquisição e uso do produto. Logo, os fornecedores devem estar comprometidos com os requisitos igualmente, já que a empresa fabricante é cliente dos seus fornecedores. Clientes efornecedores formam, então, uma cadeia produtiva com benefícios mútuos.

A diferença entre um processo de produção convencional e o JIT, é que no convencional a produção é empurrada de um processo para o outro a partir da Programação da produção realizada previamente pelo PMO e pelo MRP, utilizando o JIT, a produção é puxada o suficiente para suprir aquilo gasto na ordem de montagem.

ElementosFundamentais em JIT

* Previsão da demanda: a relação com o mercado é próximo ao tipo de relação por encomenda, nesse sentido as empresas aproximam-se dos seus clientes atuais e potencias, e procuram antecipar a previsão de vendas com base nos pedidos ou compras estimadas dos clientes;

* Informação: deve ser provida em bases oportunas e detalhada no nível necessário para a tomada de...
tracking img