Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigmund Freud
Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria .Também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa ,repressão psicológica e por criar a utilização de clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, atráves do dialogo entre o paciente e o psicanalista.
Em suas teorias, Freud afirma que os pensamentoshumanos são desenvolvidos ,obtendo acesso `a consciência, por processos diferenciados, relacionados tal idéia a de que a sistemática do nosso cérebro trabalha essencialmente com o campo da semântica ,isto é, a mente desenvolve os pensamentos num sistema intricado de linguagem baseados em imagens, as quais meras representações de significados latentes.
Como um pesquisador da área médica, Freud foium dos primeiros usuários da cocaína como um estimulante, bem como analgésico. Ele escreveu vários artigos sobre as qualidades antidepressivas do medicamento e ele foi influenciado por seu amigo e confidente Wilhelm Fliess ,que recomendou a cocaína para tratamento da neurose nasal reflexa. Freud precisa superar o vicio da morfina que tinha adquirido ao tratar uma doença do sistema nervos.
Divisãodo inconsciente
Freud procurou uma explicação à forma de operar o consciente .No primeiro tópico recorre à imagem do “iceberg” em que o consciente corresponde a parte visível ,e o inconsciente corresponde não visível ,ou seja ,a parte submersa do iceberg .Sua teoria preocupava-se em estudar o que levava à formação dos sintomas psicossomáticos(histeria ,por isso apenas os conceitos deinconsciente ,pré-consciente e consciente eram suficientes).Quando sua preocupação se virou para a forma como se dava o processo de repressão ,passou a adotar os conceitos de id ,ego e superego.
Id representa os processos primitivos do pensamento , o reservatório das pulsões toda energia envolvida na atividade humana seria advinda do id .O id é responsável pelas demandas mais primitivas e perversas.
Egopermanece entre ambos ,nossas necessidades primitivas e nossas crenças e morais .É a instância na que se inclui a consciência .Um eu saudável proporciona a habilidade para adaptar-se à realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cômoda para o id e o superego.
Superego é a parte que contra-age o id,representa os pensamentos morais e éticos internalizados.
As contribuições deFreud para a educação foram as seguintes :na área da psicologia educacional ,prestou e presta grande contribuição, o complexo de Èdipo, percebe-se desde à pré-escola a dor da separação ,ensinar o educando descobrir o porque da agressividade do aluno ;mostrar que somos indivíduos únicos ,por isso é tão difícil contentar um grupo ,se há tantos interesses e dificuldades diferenciadas.
Freud foi umpsicalista que nasceu em 06 de maio de 1856 na cidade de Freiberg e faleceu em 23 de setembro de 1939 em Londres . Aos 4 anos ,mudou-se para Viena a onde viveu quase todo resto da sua vida. Para Freud,a educação foi ferramenta fundamental .E por quê? Em primeiro lugar o tradicional amor pelos estudos , a educação o introduziu a cultura é a um circuito de vienenses a que não pertencia.

HenriWallon
Nasceu em 15 de junho de 1879 em paris. Tornou-se conhecido por seu trabalho cientifico sobre Psicologia do desenvolvimento, devotado principalmente à infância, em que assume uma postura notamente interacionista ,e por sua atuação política e posicionamento marxista. Por sua formação, ocupou os postos mais altos do mundo universitário francês, em que liderou uma intensa atividade de pesquisa.Foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano , seus mecanismos e relações mútuas , a partir de uma perspectiva genética. Por isso seu interesse pelo desenvolvimento infantil , já que na infância se localiza a gênese da maior parte dos processos psíquicos .Além disso Wallon participou ativamente de debates em torno do tema educação, contribuindo com criticas á educação...
tracking img