Open source

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Indice
Historial de ferramentas open source 2
Free software 3
open source 3
O projecto GNU 4
Licença GPL 5
Vantagens e desvantagens de uso de ferramentas open source 6
ferramentas open source 7
Modelagem de Dados 7
Antivírus e manutenção 7
Compartilhadores de Arquivos 7
Editores de Imagem 8
Modeladores 3D 8
Editores de Som e Vídeo 8
Editores de Texto e HTML 8
Emuladores 9Gerenciadores de Download 9
Comunicadores Instantâneos 9
Jogos 9
Navegador, E-mail e Calendário 9
Utilitários 10
Pacote de Escritório 10
Software Científico 10
GED Gestão de Documentos 10
Bibliografia 13

Historial de ferramentas open source
Nos anos 1950, 1960 e 1970, era muito mais comum para os usuários de computador ter as liberdades que são fornecidos pelo software livre, incluindo ocódigo fonte, A maioria das empresas tinha um modelo de negócio baseado em hardware de vendas, e o empacotados do software gratuitamente.
Ao final dos anos 1960, o modelo de negócios vigente em torno do software estava mudando. A indústria de software crescendo e evoluindo estava competindo com produtos do fabricante do hardware software incluído, ao invés de financiar o desenvolvimento de software dereceita de hardware, essas novas empresas estavam vendendo o software directamente.  Máquinas alugadas exigindo suporte de software, proporcionando nenhuma receita para o software, e alguns clientes capazes de melhor atender as suas próprias necessidades não queriam que os custos de software empacotado com os do produto de hardware. Na década de 1970 e início de 1980, algumas partes da indústriade software começaram a usar medidas técnicas (como apenas distribuir cópias binários de programas de computador ) para prevenir os usuários de computador de ser capaz de usar de engenharia reversa técnicas para estudar e personalizar o software que tinha pago.
Em 1983, Richard Stallman , membro de longa data do hacker de comunidade no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT , anunciouo projecto GNU , dizendo que ele havia se tornado frustrado com os efeitos da mudança de cultura da indústria de computadores e seus usuários. Software de desenvolvimento para o sistema operacional GNU começou em janeiro de 1984, e a Free Software Foundation (FSF) foi fundada em Outubro de 1985. Um artigo descrevendo o projecto e seus objectivos foi publicado março 1985 intitulado o Manifesto GNU. Omanifesto inclui explicação significativa da filosofia GNU, Definição de Software Livre e de " copyleft "idéias.
O kernel do Linux , iniciado por Linus Torvalds , foi lançado como código-fonte livremente modificável em 1991. A primeira licença não era uma licença de software livre ou de código aberto. No entanto, com a versão 0,12 em fevereiro de 1992, ele relicenciados o projeto sob a GNU GeneralPublic License , o que foi.  Assim como Unix, kernel de Torvalds atraiu a atenção de programadores voluntários.Assim inicia uma nova era de ferramentas de sistemas open source.

Free software

O software livre segundo Richard Stallman e publicado pela Free Software Foundation (FSF) que define que é um  software que pode ser utilizado livremente, modificado e redistribuído com apenas uma restrição:qualquer versão redistribuída do software deve ser distribuído com os termos originais do livre uso, modificação e distribuição (conhecida como copyleft ). Assim , é uma questão de liberdade, não de preço. O termo "livre" é usado no sentido de "liberdade de expressão", não de "cerveja grátis".Os Softwares livre pode podem ser empacotados e distribuídos de uma taxa, a "livre" refere-se à capacidadede reutilizar, modificados ou não, como parte de um outro pacote de software. Como parte da capacidade de modificar, os usuários de software livre também pode ter acesso e estudar o código fonte .
O conceito de software livre é a ideia de Richard Stallman, chefe do Projecto GNU.  exemplo mais conhecido de software livre é o Linux , um sistema operacional que é proposto como uma alternativa...
tracking img