Software Open Source: conceito e aplicações disponíveis
Trabalho realizado por: Joana Silva Mónica Silva
Ciência da Informação
Gestão da Informação
Objecto digital
Preservação
Sistema de informação
Preservação sistémica
Sistema tecnológico de informação
Organização e Representação da Informação Abrange 3 áreas Gestão da Informação
produção; tratamento; registo; comunicação; uso da informação.
Informação Comunicacional
Ciência inter e transdisciplinar que estuda a Informação
conjunto estruturado de representações mentais e emocionais codificadas e modeladas com e pela interacção social, passíveis de serem registadas num qualquer suporte material.
Conservação e restauro do suporte Intencionalidade depreservar
Adopção de medidas de gestão
Era da Informação + Componente tecnológica + Preservação digital = Preservação Sistémica conjunto de processos, que tem como objetivo conservar informações existentes em formatos digitais, permitindo: → Acesso; → Localização; → Visualização; → Uso.
Sistema tecnológico de informação
Infraestrutura tecnológica muito versátil e poderosa; Suportetecnológico especial, cuja informação processada, recolhida, acumulada e transmissível constitui parte integrante e dinâmica do Sistema de Informação é constituído pelos diferentes tipos de informação registada ou não externamente ao sujeito Preservação digital Conjunto de processos responsáveis por garantir o acesso a longo-prazo à informação e restante património cultural existente em formatos digitais.Objecto digital Tudo que possa ser representado em formato digital, quer tenha nascido digital, quer tenha sido convertido a partir de formatos analógicos.
É um conjunto de instruções criadas logicamente para serem executadas
pela CPU e pode ser dividido em dois grupos:
Software de sistemas: é todo o sistema operacional; os mais difundidos são:MS-DOS, UNIX,LINUX,OS2 é o programa maisimportante de um computador e controla a atividade do CPU, gere as memórias e assegura a interação com o utilizador
Software Aplicativo: é constituído por uma variedade de programas que
nos permitem realizar variadas tarefas relacionadas com os nossos trabalhos e lazer, como por exemplo: Microsoft Word, Excel,
Contabilidade entre outros.
Software Gratuito
O utilizador não temnecessidade de despender dinheiro na sua utilização
Software Proprietário
Não é livre e espera-se obter rentabilidade financeira
Software Livre
Atende ás quatro liberdades fundamentais da FSF
Software Comercial
desenvolvido por uma empresa com o objectivo de lucrar com a sua utilização
Software de código aberto
Garante o acesso ao código fonte e a possibilidade de distribuir a aplicaçãolivremente
NOTA: comercial e proprietário
não são o mesmo.
RESPOSTA Um software livre geralmente não requer pagamento, mas isso não é regra: um programa pode ser livre, mas não necessariamente gratuito.
EXEMPLO Um programador pode desenvolver um aplicativo, disponibilizá-lo como software livre e vendelo no seu site, desde que não impeça o comprador de aceder ao código-fonte, fazeralterações e redistribuir.
Em 1998, Richard Stallman criou a Free Software Foundation, organização especializada em Software Livre, baseada na: GNU GPL
(General Public License), foi
lançada em 1989 e regulamentava o uso do Software Livre de
Um programa não necessita de uma
licença GPL para ser um software livre. É possível o uso de outras licenças, desde que compatíveis com as quatroliberdades da FSF.
maneira formal. Projecto fundado em 1984 com o objectivo de ser um sistema operacional totalmente livre com código fonte aberto para leitura, modificação e redistribuição sem restrições.
Free Software (software livre) é um conceito de extrema importância no mundo da computação. Segundo a Free Software Foundation, um software livre é qualquer programa de computador que pode...