Ferramentas open source

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O uso de Ferramentas Open Source para Aplicações de Segurança em Redes Corporativas:
Um estudo baseado em Firewalls




Resumo. Com a alta demanda na busca por informações, cresce cada vez mais a procura por um meio fácil, rápido e prático de se consegui-las. Eis que surge a necessidade de conexão permanente com a internet, onde cada computador conectado é susceptível a ataques. Há aindao problema do monitoramento e gerenciamento dos usuários e de todo o conteúdo que trafega pela rede, sem mencionar o desempenho nos acessos a sites freqüentemente utilizados pela empresa. Diante desta situação, este artigo tem como objetivo discorrer sobre ferramentas de controle e proteção para redes de computadores. As ferramentas aqui abordadas são os Firewalls, a nível de pacotes e a nível deaplicação. Tratam-se do Iptables e do Squid, que são ferramentas Open Source.
Palavras-chave: Firewall. Iptables. Proxy. Squid. Redes.

Abstract. With the high demand in the search for information, grows increasingly looking for an easy, fast and convenient to get them. Here arises the need for permanent connection to the Internet, where each connected computer is susceptible to attacks.There is also the problem of monitoring and management of users and all content that travels over the network, not to mention the performance in access to sites frequently used by the company. In this situation, this article aims to discuss tools for control and protection for computer networks. The tools discussed here are the firewalls, packet-level and application level. These are the iptablesand squid, which are Open Source tools.
Word-keys: Firewall. Iptables. Proxy. Squid. Network.




1. Introdução

Nos dias atuais não existe outra fonte de informação tão extensa, dinâmica e de fácil acesso quanto à Internet. Através dela, é possível se ter acesso a todo e qualquer tipo de conteúdo, que muitas das vezes se faz necessário no cotidiano da empresa. Porém, nem todoo conteúdo é benéfico aos interesses da empresa, podendo em muitas das vezes, prejudicar o bom funcionamento e danificar equipamentos utilizados pela empresa.
Existe ainda, a possibilidade de acessos indevidos à rede interna da empresa, oriundos de equipamentos situados fora das dependências da mesma, podendo até ser considerados como ataques de Crackers[1] ou algo do tipo.Mediante a este cenário e à crescente busca pela otimização e segurança das redes, surgem a partir daí, diversos desafios, a fim de solucionar problemas de segurança e ao mesmo tempo, otimizar os devidos acessos aos conteúdos que realmente se fazem necessários na empresa.
O objetivo deste artigo é demonstrar alguns dos controles que podem ser aplicados, utilizando os recursos dasferramentas propostas afim de realizar a segurança em uma rede.
O Iptables[2] e o Squid[3] são ferramentas muito úteis para segurança e monitoramento de redes. Além do fato de serem Free / Open Source, baseadas na Licença Pública Geral – GPL (do inglês General Public Licence), e utilizadas em distribuições GNU/Linux, o que proporciona alta performance e um custo quase zero (se em comparação comferramentas e sistemas proprietários).



1.2 Justificativa

A relevância do tema recai sobre a importância da utilização de mecanismos de segurança em redes de computadores. Muitas redes são projetadas e manutenidas sem o uso de técnicas de segurança adequadas para eximir o risco de uma possível invasão ou acesso não autorizado, e ainda a perda de performance dos acessos darede. É necessário o uso de mecanismos que visam garantir a segurança e o controle do que se trafega na rede, com o objetivo de minimizar ao máximo a possibilidade de ataques e ao mesmo tempo otimizar o uso da rede.

2. Ameaças
Com os avanços tecnológicos atuais e a capacidade de qualquer computador, em qualquer lugar, se conectar a qualquer outro computador, também em qualquer lugar, as...
tracking img