Campanha 30 horas da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Todos conhecem as características do trabalho da Enfermagem - convívio com dor, sofrimento e doença,turnos ininterruptos, sábados, domingos e feriados - aliadas às más condições de trabalho, muitaresponsabilidade e pouca valorização têm levado à insatisfação, adoecimento e aumentado a evasão profissional.
Com isso, é de extrema importância que esse profissional tenha sua jornada de trabalhodiminuída. Visando o aumento na qualidade dos serviços prestados por ele, Não há razão para essa jornada ser acima de 30 horas. Afinal a saúde não pode ser tratada como mercadoria, sendo explorados ostrabalhadores da área.
A categoria luta pela redução de jornada desde os anos 80. Quem diz isso é a secretária do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Glória Maria de Carvalho,que ainda destacou que a redução para 30 horas já foi concedida a assistentes sociais e fisioterapeutas. Glória disse que a proposta foi aprovada pelo Congresso e vetada duas vezes, pelos presidentesJoão Figueiredo e Fernando Henrique Cardoso
Em 2009 estava pronto para ser votado pelo Plenário o Projeto de Lei 2295/00, que reduz de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho dessesprofissionais. E em outubro do mesmo ano ele foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Logo a proposta também foi aprovada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e deFinanças e Tributação; mas foi rejeitada na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
Em 2010 foi feito um abaixo assinado contendo 115 mil assinaturas em apoio ao PL 2295, sendoentregue ao presidente da câmara Michel Temer. Este explicou que o Projeto ainda não tinha ido à votação no plenário porque oito Medidas Provisórias estavam obstruindo.
Mesmo assim conseguiu-se inserir o 30Horas entre as cinco matérias prioritárias para votação após as MPs. O importante era dar continuidade às mobilizações para convencer ainda mais os deputados.
A visibilidade da causa já era tão...
tracking img