Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera



Atividades Práticas Supervisionadas: Neurociência Básica









Análise dos artigos da revista Galileu e revista Superinteressante
Desde que os seres humanos adquiriram a capacidade de pensar sobre sua própria existência, o cérebro é um desafio permanente ao entendimento, pois é uma máquina maravilhosa que desempenha múltiplas tarefas. A complexidade docérebro exposto nos artigos da “Serie Mais Ciência” da publifolha, a complexidade do cérebro da sentido ao mundo que nos cerca. O cérebro humano tem aproximadamente 100 bilhões de neurônios, células nervosas cerebrais. A neuroquímica do cérebro e extremamente ativa Carl Sagan, no livro Cosmos disse “ O cérebro é um lugar muito grande num espaço muito pequeno ”. No artigo “Mistérios do Cérebro” cadaneurônio pode ter entre 1 a 10000 conexões possíveis em um único cérebro o numero teórico de diferentes padrões de conexões é cerca de 40 quatrilhões nas tendas sinapticas as diferentes configurações eletroquímicas num único cérebro ao numero impressionante é conhecido cerca de 53 diferentes neurotransmissores.
A neurociência vem demonstrar no decorrer dos anos que em cada etapa da vida partesdistintas do cérebro têm ritmos de amadurecimento diferentes.
Há tempos que o cérebro deixou de ser sem utilidade, pois os antigos egípcios acreditavam fielmente nessa idéia e o descartavam antes da mumificação e hoje após várias descobertas passou a ser tratado como um arranjo de vários departamentos. Ele cresce bastante desde o nascimento até a idade adulta, e, em algumas regiões cerebrais, ascélulas nervosas são reabastecidas o tempo todo para repor a perda das antigas, essa alta produção de sinapse vai até a adolescência.
Técnica avançada mostra que é possível dividir a vida cerebral em várias etapas sendo elas infantil até os 12 anos, a fase do cérebro adolescente e a fase do cérebro adulta que é ligada a terceira idade. O cérebro infantil nos termos neurológicos é chamado deexuberância sináptica, as menores unidades funcionais do sistema nervoso e pontes de conexão entre os neurônios, elas se comunicam umas com as outras criando uma rede neural responsável por tudo que pensamos e também pelo que ocorre sem precisarmos o que pensar.
O cérebro infantil possui maior quantidade de sinapse que o adulto porque as redes neurais ainda estão em formação “sinal de...imaturidade”. No bebê formam-se tantas sinapses que aos 12 meses chega possuir o dobro da quantidade quando adulto, para o mesmo numero de neurônios. Estudos realizados pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos constataram que a fase de exuberância sináptica continua até o inicio da adolescência e então começa a redução nas regiões do córtex e em cada região no momento diferente. A medida que a massacinzenta começa a diminuir, a massa branca começa a aumentar, composta por axônios e usada pelos neurônios para conectarem uns aos outros .
Na adolescência além da redução e sinapse da massa cinzenta os axônios passam por reforma engrossando e sendo revestidas de uma capa composta por proteínas chamada mielina. Essa capa protetora aguda reforça a passagem de impulsos elétricos, mostrandoconsolidação das redes cerebrais. A emergência na adolescência é o giro pós-central (fica no topo da cabeça) ele é quem guarda em várias fatias diferentes representações que o cérebro faz do corpo. O envelhecimento do cérebro parte da região de trás para a da frente, o núcleo acumbente perde um terço dos seus receptores de dopamina, por isso os adolescentes perdem o interesse pelas brincadeiras e passara vivenciar longos momentos de tédio, e buscar novidades é um grande estimulo para a liberação de dopamina. Vale ressaltar que não há perca significativa de neurônios durante o envelhecimento normal, porque a neurogêneses continua a vida toda. No final das contas o estilo de vida pode trazer bons resultados, a mentalidade da pessoa e a forma que ela encara a vida que irá determinar a idade...
tracking img