Trabalho interdisciplinar individual

Páginas: 5 (1227 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CURSO DE PEDAGOGIA

nome da pessoa

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO AGENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE
MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICA

Uberaba
2012

nome da pessoa

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO AGENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE
MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICATrabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, exigência das disciplinas Processo Educativo no Contexto histórico, Psicologia da Educação I, Teoria Geral do Conhecimento e Sociologia da Educação, como requisito parcial para obtenção de nota.

Professores...



Uberaba2012

O papel da escola e do profissional da educação como agente essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática

INTRODUÇÃO

Mediante os estudos realizados no decorrer deste semestre foi possível perceber que a escola brasileira passou por várias mudanças regidas por muitas legislações que proporcionaram avanços significativos, especialmente no que diz respeitoà democratização, visando oferecer ao educando um ensino de qualidade.
Portanto, é importante se pensar a escola na sua totalidade, sobretudo na sua relação com o sistema educacional e social, considerando que a função da escola é formar cidadãos críticos e capazes de serem sujeitos históricos, ou seja, é fazer uma educação de qualidade para a maioria, preparando o educando para exercer suacidadania.
Na atualidade encontramos dois tipos de escolas. Primeiramente, escolas que mantém uma pedagogia conformista e alienante, que sustenta a visão de que a vida é um movimento rigorosamente pré-ordenado de realização da necessidade de reprodução ampliada deste mundo globalizado e capitalista em que estamos inseridos. Essa idéia de que uma dominação qualquer de padrões de comportamento ou depráticas legitima as ações que delas decorrem, sendo violentamente contrária à do direito à autonomia e, analogicamente, uma ideia de cidadania que se baseie apenas na adesão a padrões e critérios definidos por uma cultura dominante que só pode ser compreendida como exercício de violência e como produção de exclusão (OLIVEIRA, 2003).
Paralelamente temos uma escola participativa e democrática, aescola cidadão, que é um espaço racional de superação lógica, em que a cidadania se efetiva radicalmente e os educadores e educandos abraçam aqueles valores próprios da modernidade.
Assim, percebe-se que a cultura nas salas de aula evidencia-se mediante a reprodução e transformação no cotidiano escolar.

O FAZER PEDAGÓGICO

No fazer pedagógico, esses modelos acima citados se misturam com arealidade do educando, incorporando as múltiplas culturas (alunos e professores), os valores transmitidos e valores questionados, gerando contradições entre modelos pedagógicos e sociais que coabitam o espaço escolar e interferem nas relações entre os sujeitos e, portanto, nos processos de aprendizagem e de formação da cidadania.
Mas, em seu dinamismo e diversidade, percebe-se que as escolas citadastem procurado desenvolver formas de relacionamento multicultural bem mais democráticas e igualitárias. São propostas que incluem novas concepções pedagógicas, sobretudo em modos de avaliação que reúnem atitudes, produção estética ou diálogos mais realistas entre a vida cotidiana e os saberes formais.
Entretanto, muitas são as dificuldades das escolas para romper com o instituído pelo sistemaeducacional vigente em seus regimentos e abraçar propostas e práticas pedagógicas transformadoras. Ou seja, por mais que se avance na direção de abraçar a diversidade do cotidiano como espaço/tempo de aquisição de conhecimentos e por mais que algumas propostas oficiais incorporem esses avanços, no cotidiano das salas de aula, as dificuldades de mudança são imensas.
Cabe ainda, ressaltar que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho interdisciplinar individual
  • Trabalho Individual Interdisciplinar
  • Trabalho Interdisciplinar Individual
  • Trabalho interdisciplinar individual
  • Trabalho interdisciplinar individual
  • Trabalho Interdisciplinar Individual
  • Trabalho interdisciplinar
  • TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!