Livros e registros contabeis - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dos vários livros contábeis usados pelas empresas, os principais livros utilizados pela contabilização dos fatos e atos administrativos são: Livro Diário; Livro Razão; Livro Caixa e LivroConta-Corrente.

O livro diário registra todos os fatos da empresa no dia-a-dia, ele é obrigatório pela legislação comercial. Por registrar as operações da empresa no seu dia-a-dia dá-se o nome de livrodiário.
Deverão ser lançados atos que modifiquem ou possa vir modificar o patrimônio da empresa. Existem vários elementos importantes que são essenciais para efetuar o lançamento e não podemos deixar paratraz que são: Local e data; Contas ou contas debitadas; Contas ou contas creditadas; Históricos e Valor.

O livro razão registra o movimento de todas as contas, e é obrigatório desde 1991. Ele écomposto por contas contábeis e é a teoria para tudo que ocorre dentro de uma empresa. No livro razão são indicadas todas as transações da empresa, na sequencia de medida e ordem que aconteçam, também éum livro de escrituração obrigatório.
Entre as finalidades do razão estão:
a) Obter os saldos das contas movimentadas pela escrituração do livro diário.
b) Possibilitar a conciliação dos lançamentosefetuados nas contas movimentadas.
c) Facilitar a correção de erros mediante estorno.
d) Verificar a falta de lançamentos que deveriam ser efetuados.
Tendo como motivo as finalidades a que sedestina a escrituração do livro razão torna-se obrigatória a sua impressão quando a contabilidade não for processada pelo SPED. Porem é dispensado à autenticação do livro razão pelos órgãos competentesNo livro Caixa são registrados todos os fatos administrativos que envolve entrada e saída de dinheiro.
A movimentação do caixa de uma grande empresa é controlada pela tesouraria, que pode quererfazer um livro auxiliar (que é o livro caixa). Ele pode ser encontrado tanto na forma manuscrita quanto na digital, e pode ser considerado como um sistema de contabilização básico. Para uma entidade...
tracking img