Empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empregabilidade e Planejamento de Carreira



Não é novidade, que o mundo vem sofrendo sérias transformações no desenvolvimento e organização do trabalho em praticamente todas as áreas deatuação. Neste cenário, onde a globalização e a busca incessante das empresas por maior eficiência têm destaque, não há garantias que os processos e funções que existem hoje continuarão a existir amanhã. Aempresa pode passar por uma reestruturação, dowsizing, terceirização e etc.


O conceito de empregabilidade passa assim, a ser cada vez mais mencionado e discutido. Mas, você sabe o que éempregabilidade? Como você classificaria seu grau de empregabilidade?


Bem, vamos por partes.


Segundo a Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional - Ministério do Trabalho (Brasil, 2000), aempregabilidade seria um “conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e relações que tornam o profissional necessário não apenas para uma, mas para toda e qualquer organização”.


Aempregabilidade seria assim, a capacidade do profissional de garantir sua inserção no mercado de trabalho a médio e longo prazo. A empregabilidade não reside no emprego, e sim na capacidade doprofissional de aprender e adaptar-se continuamente às mudanças impostas pelo mercado.


MARIOTTI (1999, p. 173) aprofunda o conceito, sugerindo parâmetros que podem ser utilizados para o desenvolvimento daempregabilidade. “A empregabilidade pode ser definida como um conjunto de atributos que fazem com que os serviços de um indivíduo sejam requisitados, esteja ele empregado, desempregado, ou mesmo sendoempregador, profissional autônomo ou voluntário. Está centrada em 10 parâmetros: pensamento sistêmico, autopercepção, automotivação, capital intelectual, capacidade física e mental, integraçãorazão-intuição, criatividade, capacidade de análise social, visão pessoal de futuro e competências interpessoais (capital relacional).”


Desse modo, para garantir sua empregabilidade, o profissional...
tracking img