Psicologia

Páginas: 3 (589 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2012
Tipos de medidas

Existem dois tipos de medidas: a fundamental e a derivada. A medida fundamental `e obtida como resultado da mensuração direta, ou seja, o atributo de um objeto `e alcançadoatravés de uma comparação simples e direta com outros objetos que apresenta uma quantidade padronizada dessa propriedade. As características dos objetos mensurados através desse tipo de medida são chamadasextensivas.
A medida derivada `e produto de uma operação de mensuração baseada em indícios que se supõe estarem relacionado com o atributo do objeto medido. As características dos objetos alcançadospor essa medida são chamadas intensivas.
As dimensões a serem medidas são chamadas de atributo quando se quer saber o sexo, o estado civil da pessoa, etc. São casos que não há um intermediário entreum estado e outro. E são chamados de dimensão variável quando se quer saber a altura, o peso, etc. sendo caso que pode haver um intermediário entre um caso e outro.
O principio do isomorfismo tem oprincipio de equivalência de forma. Utilizando de certa propriedade como a ajuda do sistema numérico. Sendo que a matemática apóia se em um conjunto de postulado. Guilford diz: “de acordo com esseprincipio, devem-se usar números e medidas quando e ate o ponto em que as propriedades dos números forem paralelas as propriedades dos objetos e eventos.” E Campbell propôs nove postulados, sendo que ostrês primeiro são de identidade, os dois seguintes de ordem e os quatro últimos são de atividade.
S. S. Stevens (1926) elaborou um esquema para classificar diferentes níveis de medida que se tornaextremamente útil ao psicólogo. Ordenadas se acordo com o seu nível de refinamento, temos as escalas nominal, ordinal, intervalar e de razão ou proporção. De acordo com a definição de mensuração, asregras pelas quais os números são atribuídos a objetos constituem o critério básico que define uma escala. Cada um desses diferentes níveis de medidas tem restrições, normas e métodos estatísticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!