Outubro rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto vencedor do 1º Concurso de Oratória da UNIBALSAS:”PRÊMIO RUI BARBOSA”


"Outubro Rosa"
Estar hoje aqui é especial, diferente e desafiador; então quero sentir ao extremo essa sensação especial, desvendar esse diferente e enfrentar este desafio! E é exatamente isso: Um desafio o assunto que me proponho abordar nesta retórica. “Outubro Rosa, um tema suave quando tratado com seriedade eprevenção necessária; mas que também pode ser impiedoso e triste,quando visto com desconfiança,desinformação e omissão”.
O nome marca Outubro como o mês mundial da conscientização do combate ao câncer de mama. O movimento remete a cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. E como não poderia deixar de lado, abraço e ajudo a divulgar esta causa, que pode ser minha ou sua aqualquer momento, em qualquer dia.
O objetivo do movimento, que foi criado na Califórnia, Estados Unidos, em 1997 e se expandiu para o mundo inteiro, é alertar para a importância da prevenção do câncer de mama, o tipo que mais atinge as mulheres. No Brasil, o câncer de mama está em primeiro lugar em incidências nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste. Ele é caracterizado por um nódulo maligno que podeaparecer nas axilas ou no próprio seio.
O cuidado, acolhimento e engajamento das pacientes e de seus parentes na causa cor-de-rosa é o foco da campanha deste ano que ressalta ainda o papel destas batalhadoras.
Por causa do Outubro Rosa, vários prédios públicos da capital federal, entre eles o Palácio do Planalto o Congresso Nacional e o Cristo Redentor estão, iluminados de rosa. Amedida é para chamar a atenção das pessoas para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que entre 2012 e 2013, serão pelo menos 53 mil novos casos detectados em todo o Brasil. No Maranhão esses números devem chegar a 460 casos por ano. São cinco novos casos por hora, cinco novas vidas que muitas vezes se deparam com um diagnóstico que pode serum divisor de águas entre a vida e a morte . Os especialistas alertam para a importância de se descobrir de forma precoce a doença. "Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de mama, fica mais fácil o tratamento, chegando a 98% da possibilidade de cura .É importante falarmos sem rodeios ,sem meias palavras sobre o câncer de mama, não aceite informação pela metade,falar abertamente sobre ocâncer de mama e, principalmente alertar sobre a prevenção é dar à vida uma oportunidade de existência ;sim , porque estar vivo, nem sempre significa viver em plenitude...
Porém, apesar de serem reconhecidas em nível internacional, muitas pessoas ainda desconhecem as causas e acreditam que nada devem fazer. É justamente nesse ponto que devemos entrar. O egoísmo é um sentimento que corrói a alma eenfraquece o coração. Quando estamos diante do problema alheio é que devemos agradecer por não tê-lo e amenizar a dor do próximo; nunca se sabe quando você será o que sofre e quem vai estar ao seu lado. Então, o Outubro Rosa vem para esclarecer as ideias, e, junto à alegria da primavera, deve fazer com que cada sentimento positivo aflore, na esperança de fazer um mundo melhor; ninguém vivesozinho; ninguém conta com a solidão, e desta, a pior é a que assola a alma dos que nada possuem no peito. Seja uma pessoa solidária; seja um membro da paz; colabore com a sua saúde e incentive para que os outros a conquistem.
Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido numa mama que já dá os primeiros sinais de que necessita decuidados.Mas existem outros , por isso, se ame ,se toque aprenda e se conhecer,fazendo isto aprenderá também a se proteger.
E ainda assim, se o inevitável acontecer e se o diagnóstico feito através da mamografia que é o exame mais indicado para detectar precocemente o nódulo na mama, for a confirmação do câncer ,a sua única opção é lutar !
O caminho agora é uma batalha de persistência e fé. Na...
tracking img