Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
São Paulo – 2010

Universidade São Marcos

Valdirene Senhorinha de Souza RGM066912

Prática Associada

Abrigo Rainha Izabel – Associação de Caridade da Sagrada Família - Asilo de Senhoras

Supervisora Maíra Peixeiro

São Paulo – 2010

PRÁTICA ASSOCIADA

DESENVOLVIMENTO DA MATURIDADE

Valdirene Senhorinha de Souza RGM066912SUPERVISORA MAÍRA PEIXEIRO

LOCAL: Abrigo Rainha Izabel – Associação de Caridade da Sagrada Família

Rua Eduardo Ferreira França, 841 – Vila Moraes

Primeiro Contato: Data: 29/03/10

Irmã Geni também responsável pelo acolhimento.

Metodologia

Este trabalho é uma exigência de Prática Associada da Disciplina Processo da Maturidade do Curso de Psicologia da Universidade São Marcos.
Tem comoobjetivo um estudo exploratório de natureza qualitativa para identificar as situações asilares dos idosos que moram lá em seu contexto de atividade com base em entrevistas feitas no próprio local e acompanhamento da rotina diária desta instituição e podemos constatar as dificuldades encontradas por uma instituição sem apoio governamental e que contam com doações alheia para sobrevivência mantendo adignidade e a necessidade de nossos idosos.

Introdução

1º Visita: A primeira visita ocorreu no dia 31, e fomos recebidas pela irmã Luciana que nos deu toda atenção com muita cordialidade.

Quem nos acompanhou durante todas as visitas foram a Irmã Luciana e Irmã Manoela.

Observação do Espaço Físico e Informações sobre a Instituição
Caracterização: Foi nos apresentado a instituição esuas dependências, La residem 20(vinte) idosas somente mulheres com idades entre 80(oitenta) a 93(noventa e três) anos de idade e que muitas não tem familiares e sobrevivem de sua aposentadoria dividida 70% (setenta por cento) doada a instituição e 30%(trinta por cento) e da idosa para comprar medicamentos.

A instituição não conta com ajuda do governo sobrevive da doação de roupas, alimentos, dassenhoras de caridade que promovem bazar para arrecadar dinheiro para manutenção das estruturas predial e pagamento dos funcionários que são apenas 2(duas) uma enfermeira e 1(uma) cozinheira.

Esta instituição trabalha apenas com o público Feminino possui 20(vinte) internas com hoje com idades mínimas de 75(setenta e cinco) anos até 96(noventa e seis) anos, está instituição não conta com ajudapública, então não pode estender este atendimento a um número maior de público, pois, o espaço físico é de uma casa antiga no Bairro da Vila Moraes, portanto adaptada para ser Abrigo.

Outros profissionais são voluntários, irmãs de caridade da paróquia Sagrada Família do Brasil que residem no asilo que também tem uma parte reservada para essas irmãs que se encontram enfema e até mesmo já com idadeavançada e não prestam mais serviços para a comunidade.

A instituição conta com um médico Geriatra que acompanha as idosas em visitas mensais zelando por sua saúde e fazendo acompanhamento, mais se acontecer uma emergência e precisarem de atendimento são encaminhados para o Hospital Ipiranga bairro vizinho e no Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura do Município da São Paulo PostoFlávio Gianotti também no bairro do Ipiranga, elas contam com outra médica Geriatra que dá uma atenção especial as idosas do Abrigo. A questão morte é tratada com naturalidade entre as irmãs e as internas, sempre que ocorre um falecimento é relatado há elas para que prestem suas homenagens e cultue sua dor. Geralmente após o óbito não fica muito tempo na instituição, não encontram muitas burocraciaspara liberação do laudo médico já que existe um médico que acompanham á todas e assina a Documentação Legal e é entregue a família para que se tome as providências necessárias.

A instituição é composta por 5(cinco) quartos divididos por 4(quatro) senhoras algumas necessitam de atenção maior por estarem debilitadas pelo esquecimento já causado pela demência e necessitam de toda atenção por...
tracking img