Pais e filhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1. PAIS E FILHOS

Os pais estão cada vez mais preocupados a respeito do futuro de seus filhos, hoje em dia a família não mais se sente auto-suficiente para administrar a educação de seus filhos, é comum que busquem ajuda em programas de TV, no ciclo social, e principalmente, encarem a escola como uma parceria na formação dos filhos em todos os aspectos educacionais. As expectativas queos pais têm da escola são inúmeras, mas pode-se resumir dizendo que os pais esperam que a escola reforce aquilo que eles ensinam em casa, e ainda preencha as lacunas que eles, pais, não se sentem capazes (e talvez realmente não sejam) de preencher.

Hoje é motivo de preocupação para os pais questões que antes eles podiam resolver simplesmente ocultando dos filhos, ou impondo-lhes uma dita“verdade” ou simplesmente proibindo-os, tais como questões de religião, etnia, ideologia, classe e etc. Hoje passaram a ser tema de debate que não pode ser mantido fora do diálogo entre pais e filhos bem como da sala de aula. Temas que obrigam os pais a “saber” tratar, e que faz com os pais se preocupem em como a escola vai tratar.

A relação entre os pais e filhos mudou, pois mudou a família,tomando novas formas através de divórcios e segundos casamentos, madrastas e padrastos, meio-irmãos, irmãos dos irmãos e primos que não tem relação consangüínea, “pais de fins-de-semana”, mães que trabalham fora de casa, e por isso não podem manter a mesma dedicação à Educação dos filhos como a anos atrás, e diversas outras “novidades” que atualmente são corriqueiras na vida das crianças. Aumentou onível de preocupações dos pais e também o número de coisas que eles têm de considerar, os jovens hoje estão expostos a uma diversidade de informações e de “perigos” que antes não existiam.
Os valores e as tradições educacionais estão em contínuo processo de transformação, porque a sociedade é dinâmica e a “verdade” efêmera.
Não se pode mais acreditar numa solução unívoca que atenda a todas asdemandas educacionais que se tem hoje em dia, os pais e as escolas agora têm de se adaptar ao movimento da sociedade, buscando encontrar caminhos para preparar as crianças para o futuro, para isto tem-se que enfrentar a polêmica e encarar as possibilidades de caminhos que podem variar de formas conservadoras, até reacionárias, a formas revolucionárias.

Não importa o quão tradicional seja a educaçãoque se pretende dar aos filhos, não se tem como ignorar os processos de formação da personalidade individual, bem como os mecanismos afetivos, destacar apenas o comportamento observável de uma criança ou adolescente acarretará num sério problema de comunicação entre pais e filhos que pode levar a drásticas surpresas.

O comportamento não é controlado apenas por suas conseqüências, então o usode recompensas e de punições para induzir o comportamento desejado, pode levar ao estabelecimento de uma relação de troca onde deveria haver uma relação de afeto e confiança. Os pais de todo mundo lançam mão desta idéia, e passam a reforçar o estímulo para a Educação criando várias formas de punição e também de recompensa, se utilizam desta técnica para obter um “bom” comportamento dos filhos, ouseja, um comportamento condicionado, obediente, mas fácil de lidar.

Isto ocorre até hoje dentro de famílias modernas e dos estabelecimentos de ensino, mesmo se sabendo que esta é uma visão sectária, não levando em conta todo o processo interno ao sujeito (não observável) mas de grande valor na formação da personalidade. Uma rígida disciplina parece ser o caminho para o sujeito de comportamento“bem educado”, então a disciplina é a obrigação dos educadores (pais ou professores), pois é o que permite a aprendizagem. Contudo, mesmo não questionando a importância de por limites ao comportamento, afinal, a vivência em comunidade impõe esta condição, o controle autoritário do comportamento ignora a individualidade dos sujeitos, ignora a possibilidade de diferentes respostas a um mesmo...
tracking img