Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Piaget um estudioso na inteligência infantil
Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua vida interagindo com crianças e estudando seu raciocínio. Seus estudos tiveram grande importância no ramo da pedagogia e psicologia.Vida

Jean Piaget nasceu no dia 9 de agosto de 1896, em Neuchâtel, na Suíça. Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval.
Desde muito cedo piaget mostrou ser uma criança muito inteligente a mostrando interesse em historia natural
Piaget freqüentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia ecom 22 anos se formou doutor de biologia pela mesma faculdade no ano de 1918.
Já formado foi para zuric trabalhou como psicólogo experimental, posteriormente trabalhou como psiquiatra em uma clinica.Essas experiências por fim influenciaram em seu trabalho.
Piaget passou a combinar a psicologia experimental com métodos informais psicologia; entrevistas conversas e analise de pacientes.
Em1919 mudou se para França e teve a oportunidade de trabalhar com Alfred Binet um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligências para crianças Logo que começou a trabalhar notou que crianças francesa cometiam erros semelhantes nesse teste por isso concluiu que o pensamento lógico desenvolveu gradativamente
Neste mesmo ano iniciou seus estudos sobre a mente humana começou apesquisar o desenvolvimento das habilidades cognitivas, seu conhecimento de biologia o ajudou a ver a que a atividade cognitiva da criança se desenvolve gradativamente.
No ano de 1921 Piaget voltou a suíça, tornou-se diretor de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra onde iniciou o grande trabalho de sua vida observando crianças brincando e registra meticulosamente aspalavras, ações e processos de raciocínio delas.
Piaget casou-se e teve três filhas grandes. Parte de suas pesquisas originou-se da observação do comportamento de suas filhas.
No mesmo tempo que desenvolvia suas pesquisas lecionava em varias universidades européia registros mostram que foi o único suíço a ser convidado a lecionar  na Universidade de Sorbonne (paris França) onde permaneceude1952 a 1963.
Durante sua carreira escreveu mais de 75 livros e vários trabalhos científicos.

Sua obra teoria do desenvolvimento humano

A essência do trabalho de piaget mostra que se observarmos como o conhecimento se desenvolve nas crianças podemos entender melhor o desenvolvimento humano
Em seu trabalho Piaget identifica quatro estágios mentais em umacriança;
1º período sensório-motor;
2º período Pré- operatório;
3ºperiodo operações concretas;
4º período operações formais.
Período censo motor
(o recém-nascido e o lactante 0-12 anos)
Em crianças recém-nascidas, a criança se reduz ao exercício do aparelho reflexo de fundo hereditário que se aperfeiçoa com o tempo. Em crianças de 05meses as criança consegue coordenar os movimentos das mão e dos olhos e pegar objeto aumentando sua capacidade de adquirir hábitos novos
Por volta de dois anos já no fim do período a criança já e capaz de usar de alguns objetos para conseguir seus objetivos; seu desenvolvimento muscular, ósseo neurológico permite novos comportamentos, como andar sentar etc.
Nesse período a criança ecapaz de distingui seu eu e o mundo exterior, como por exemplo, a criança de 1 ano distingue que o objeto ainda esta lá mesmo se o objeto sair do seu campo de visão, essa diferenciação ocorre no aspecto afetivo , quando a criança já manifesta preferência por brinquedos, objetos, pessoas e etc.No final do período a criança participa com o meio , sua interação com o ambiente se da por imitação das...
tracking img