Trabalho da intel inside

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE SÃO ROQUE
CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

BARBARA DA SILVA
BRUNO GOMES NETO
JESSICA APARECIDA LIMA
MIRIAM RODRIGUES ANANIAS

INTEL



SÃO ROQUE – SP
2012
BARBARA DA SILVA
BRUNO GOMES NETO
JESSICA APARECIDA LIMA
MIRIAM RODRIGUES ANANIAS

INTEL


Trabalho apresentado ao curso Sistema de Informação daFaculdade de São Roque como exigência parcial para obtenção de créditos na disciplina de Informática e Arquitetura de computadores, sob responsabilidade do Prof. Fabio Gaspar.

SÃO ROQUE – SP
2012

Introdução
Quando pensamos em computadores, dificilmente a primeira imagem mentalizada é a do processador. Este componente, comparado em atividade e importância para o computador com o cérebrohumano, foi um dos que teve uma das mais rápidas evoluções da história da informática. Tendo começado com proporções muito maiores do que as atuais, o primeiro microprocessador foi lançado na década de 70, pela Intel (o Intel 4004). Uma vez lembrado o processador, provavelmente uma das primeiras marcas que lhe vem à mente é a Intel. E não é sem motivos, a grande fabricante da linha de processadores x86(utilizado na maioria dos computadores atuais) sempre investiu pesado nesta categoria de produtos, tentando oferecer cada vez mais qualidade de processamento em tamanhos menores para seus usuários. No mercado há vários tipos de processadores, pois eles são é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Uma peça chave para o funcionamento dele. Hávários fabricantes dessa peça atualmente, porém os mais conhecidos são Intel e AMD. Atualmente um dos líderes de mercado em relação a processadores é a Intel. Ela tem diversos modelos e à medida que se lança mais um sempre tem algo a mais, uma novidade em relação ao anterior. Essa empresa cresceu e ainda continua crescendo continuamente, levando em conta que ela começou fabricando memórias RAM e em1970 ela se tornou líder de mercado na época. À medida que a tecnologia foi se desenvolvendo a Intel foi se desenvolvendo junto, acompanhando a nova era tecnológica.

A história
A Intel foi fundada em 1968 com o nome de “Integrated Electronics Corporation”. Os fundadores decidiram usar um nome mais curto e escolheram Intel, porém o nome já estava registrado por uma cadeia de hotéis e por essemotivo tiveram que comprar os direitos.
A idéia surgiu das brilhantes mentes de Robert Noyce, físico e co-inventor do circuito integrado, e Gordon E. Moore, químico e físico. Eles queriam fundar uma empresa que desenvolvesse módulos de memória para computadores, baseados na tecnologia dos semicondutores. Como não tinham dinheiro suficiente, se aproximaram do investidor Arthur Rock, que viria a setornar o primeiro presidente da empresa, para conseguir um empréstimo. Conseguido um empréstimo de US$ 3 milhões, a empresa foi fundada em 18 de julho de 1968 com o nome de N M Electronics (iniciais do sobrenome de seu fundadores), que pouco depois passou a chamar INTEL. A palavra, contração das iniciais de Integrated Electronics, foi escolhida depois de uma batalha jurídica com uma rede hoteleiraque era detentora dos direitos de utilização do nome. A nova empresa contava com uma equipe de 12 cientistas, trabalhando em um prédio alugado na cidade de Mountain View, estado da Califórnia. No ano seguinte, iniciou um percurso espetacular de inovação e desenvolvimento de produtos, com a introdução do semicondutor denominado SRAM. Em 1970 criou o primeiro semicondutor de acesso dinâmicoaleatório — DRAM —, que dois anos mais tarde, já era o semicondutor mais vendido do mundo. Um acontecimento definiria de vez o rumo da empresa. Os engenheiros da INTEL Ted Hoff, Federico Faggin, Stanley Mazor e Masatoshi Shima inventaram um tipo novo de circuito integrado: o microprocessador. Originalmente desenvolvido para a empresa japonesa Busicom com a finalidade de substituir o Asic’s da...
tracking img