Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 Primeiros Passos em Psicologia

A psicologia é uma ciência jovem. Ela nasceu de uma mãe-ciência, a filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a Sociologia e a Matemática.
A pré-história da Psicologia registra estudos do comportamento humano, através da Astrologia, Quiromancia, Grafologia, Fisiognomonia e outros.

* - Você já ouviu falar de astrologia?

A Astrologiadedica-se ao estudo do comportamento humano pela posição dos astros. Fazem-se previsões, através do dia, hora e mês em que você nasceu e a posição dos astros na ocasião do nascimento.

A Quiromancia estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão, os montes que se formam na palma, a estrutura das unhas e dedos.
A Grafologia estuda o comportamento do homem pela sua escrita. Como vocêescreve quais os traços dominantes de sua grafia?
A Frenologia vale-se da conformação do crânio humano para o estudo da personalidade. A testa alta revela inteligência verbal.
A Psicologia avalia o comportamento pelas feições e traços do rosto. A psicognomia diz que se você tem nariz comprido, isso significa que você tem um comportamento de pessoa xereta.

A quiromancia ou quirologia estuda ocomportamento pelas linhas das mãos.
No século XIX surge a chamada Psicologia Experimental.
O fundador dessa psicologia foi um pesquisador chamando Guilherme Wundt.
Wundt, o chamando pai da Psicologia, criou o primeiro laboratório de Psicologia, em 1879, numa cidade da Alemanha, chamada Leipzig.
O laboratório chamava-se Instituto de Psicologia Experimental.
Muitos pesquisadores que vieram deoutros países fizeram seus estudos nesse laboratório. Você viu que o primeiro laboratório de Psicologia Experimental surgiu na Alemanha.
O seu fundador foi Wundt, chamado, por isso, o Pai da Psicologia.
Na Inglaterra, fizeram-se pesquisas em psicologia baseadas nas chamadas teorias da evolução do homem, que foram realizadas por Charles Darwin.
A teoria de Darwin estabelece que o homem é umaevolução das espécies animais. Isto quer dizer que o homem é um descendente de macaco, isto é, os parentes, mas distantes do homem são os símios.
Assim, segundo essa teoria, numa psicologia comparativa, alguns psicólogos acreditam que se possa entender melhor o comportamento humano orientando-se por essa linha.
Diz também a teoria que os animais se adaptam ao meio onde vivem para melhorajustamento.
Assim, o homem desenvolve processos psicológicos (emoção, sensação e outros) para adaptação ao meio onde vive.
Você poderá então entender, de acordo com essa teoria, a razão pela qual a audição e coordenação motora indígena são as melhores que a nossa e a comunicação verbal do civilizado é, mas desenvolvida.
A medicina e a psiquiatria influenciaram muito o desenvolvimento da psicologia comoa ciência, ao estudarem o comportamentos dos doentes mentais.
A comunicação verbal do homem da cidade é, mas desenvolvida.
Pela hipnose, procurava-se eliminar comportamentos neuróticos.
Nessa época, um médico que não acreditava muito em hipnose, fundou a chamada psicanálise. Chamava-se Sigmund Freud (Fróide).
Enquanto os laboratórios de Psicologia entravam em funcionamentos e treinavampsicólogos no estudo do comportamento humano e animal, surgiram diferentes estudos campo da Psicologia Experimental, como psicologia de criança, psicologia social, psicologia média, psicologia do desenvolvimento.

2.2 Três Posições Fundamentais

Quando a psicologia se tornou ciência, três sistemas principais ou escolas surgiram:

1°) O Behaviorismo ou a teoria do estímulo eresposta(S-R).
2°) A Psicologia da Gestalt(pronúncia: Guestalte) e a teoria de campo.
3°)Psicanálise.

2.2.1 Behaviorismo
A palavra inglesa behavior quer dizer comportamento, conduta.
De acordo com essa teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos, da mesma maneira como fazem outras ciências.
Quando você estudar o que faz ou como as pessoas agem, você...
tracking img