Psicologia educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CURSO DE PSICOLOGIA

ALEXSANDRA MOURA
SANDRA MACIEL
SANDRA FEITOSA
THAIANA SANTOS

PSICOLOGIA ESCOLAR

Itabuna-Ba.
2011
ALEXSANDRA MOURA
SANDRA MACIEL
SANDRA FEITOSA
THAIANA SANTOS

PSICOLOGIA ESCOLAR

Seminário realizado por alunos do curso de Psicologia, segundo semestre, sobre Psicologia Escolar, orientado por Thiara Ribeiro, docenteda disciplina Psicologia, Ciência e Profissão, como requisito parcial para obtenção do segundo crédito da disciplina.

Itabuna-Ba.
2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA---------------------------------------------------------------

1. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E SEUS PRECURSORES (Thaiana)
2. PSICOLOGIA ESCOLAR E PSICOLOGIA EDUCACIONAL (Sandra Feitosa)
3. A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR (Sandra Feitosa)

4. O PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA(Alexsandra)
5. . PARADIGMAS NA PRÁTICA DO PSICOLOGO ESCOLAR(Sandra Maciel)
6. NOVOS PARADIGMAS NA PRÁTICA DO PSICOLOGO ESCOLAR (Alexsandra)

CONSIDERAÇÕES FINAIS-------------------------------------------------------------------------REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------------------

INTRODUÇÃO

A Psicologia Escolar e Educacional tem sua constituição histórica como importante campo de atuação da Psicologia Aplicada, direcionada aos interesses do sistema educacional, onde o papel do psicólogo tem suscitado inúmeras reflexões, encontrando-se em constante questionamento.As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da psicologia escolar são diversas, conforme as perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as dimensões subjetivas do ser humano.
A literatura que tem sido publicada na área escolar aponta para a necessidade de refletir sobre as especificidades da atuação do psicólogo escolardevido ao fato de existir uma superposição de papéis e funções dos profissionais que atuam no contexto educacional, em que vários deles reivindicam para si o mesmo espaço profissional (Jobim e Souza, 1996; Gomes, 1994).

Outro problema a ser levantado é a formação acadêmica dos profissionais de psicologia escolar educacional, visando ao desenvolvimento de habilidades científicas, teóricas epráticas, que lhe capacitem para atuar profissionalmente na identificação, intervenção e solução de problemas de relevância social.

Desta forma, o presente trabalho visa apresentar um breve estudo a respeito desta profissão numa perspectiva histórica, repensando o papel do psicólogo escolar/educacional, sua formação acadêmica, frente ao compromisso social, bem como analisar os novos paradigmas naprática desta profissão.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ESCOLAR E SEUS PRECURSORES
A origem da psicologia da educação ocorreu no final do século XIX (aproximadamente 1890-1920), período em que começa a manifestar-se na psicologia uma forte tendência a distanciar-se da filosofia, a qual culminará com o surgimento da psicologia científica nos primeiros anos do novo século.J.M. Catell (1860-1944) inicia seu talento profissional no Laboratório de Psicologia de Leipzig, fundado por Wundt, em 1879, depois de se incorporar à Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, dedicando boa parte dos seus esforços a explorar as possíveis aplicações da psicologia, entre elas a educação. É assim, um dos impulsores do Testing movement, no qual colabora na construção dediversos testes mentais - expressão precisamente sua -, a fim de medir a capacidade de estabelecer juízos simples, a memorização, a nitidez sensorial e a rapidez de movimentos. Cattell foi, além disso, autor de uma proposta para ensinar a ler com palavras consideradas simples, em vez de proceder por letras de maneira seqüencial como era então ensinado.

Mesmo sendo médico, as contribuições...
tracking img