Psicologia educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das táticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própriainstituição escolar, enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escolacomo, também, em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por déficit de atenção com hiperatividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.
Apesar de serem muitas vezes utilizados como sinônimos, ostermos psicologia educacional e psicologia escolar não são sinônimos. Enquanto psicologia educacional se refere à pesquisa teórica, sendo assim mais abrangente, a psicologia escolar assim como a psicopedagogia são subdisciplinas aplicadas.
Quando se fala, hoje, em 'Psicologia da Educação’,vários termos são utilizados
indiscriminadamente como sinônimos, tais como: psicopedagogia, psicologiaescolar, psicologia da educação, psicologia da criança, etc. A lista poderia ser alongada. Esta imprecisão
na linguagem, e esta confusão entre disciplinas ou atividades não são exatamente passíveis de sobreposição, pois cada qual têm suas definições e limitações.

OBJETIVOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL

A Psicologia da Educação tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações da educação,soba ótica psicológica, assim como as relações existentes entre as situações educacionais e os diferentes fatores que as determinam.
Seu domínio é constituído pela análise psicológica de todas as facetas da realidade educativa e não apenas a aplicação da psicologia à educação.
Seu maior objetivo é constatar ou compreender e explicar o que se passa no seio da situação de educação. Por isso, tantopsicólogos quanto pedagogos podem possuir tal especialização profissional.
A Psicologia da Educação faz parte dos componentes específicos das ciências da Educação, tal como a sociologia da educação ou a didática. Compõem um núcleo, cuja finalidade é estudar os processos educativos.
Atualmente, rejeita-se a idéia de que a Psicologia da Educação seja resumida a um simples campo de emprego daPsicologia; ela deve, ao contrário, atender simultaneamente aos processos psicológicos e às características das situações educativas.
Ela estuda os processos educativos com tripla finalidade:
Contribuir à elaboração de uma teoria explicativa dos processos educativos – nível teórico;
• Elaborar modelos e programas de intervenção - nível tecnológico;
• Dar lugar a uma práxis educativa coerente com aspropostas teóricas formuladas - nível prático.
Atuação do psicólogo educacional
• área de atuação do psicólogo escolar é ampla, abrangendo desde os alunos, seus familiares até os funcionários da instituição de ensino. Costuma-se dizer que o psicólogo escolar tem a função de otimizar e facilitar o processo de ensino aprendizagem, trabalhando os aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motorese realizando, também, uma intervenção prática no cotidiano escolar, com o objetivo de promover a saúde mental e prevenir as dificuldades vividas no processo de escolarização.

Especialização do profissional
• curso de Especialização em Psicologia Educacional oferece aos alunos um
• conjunto de disciplinas obrigatórias que os levam à reflexão sobre os fenômenos
• educacionais à luz das...
tracking img