Psicologia do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 – Introdução 04
2.0 – Psicologia no Marketing 05
2.1 – Moda 05
2.2 – Raridade 05
2.3 – Coerência com o Passado 05
3.0 – Dissonância Cognitiva 05
3.1 – Dissonância Cognitiva e Percepção Seletiva 06
4.0 – Psicologia das Cores 06
5.0 – Resultados 08
6.0 – Conclusão 09
7.0 – Referências 10

1.0 - Introdução

O Marketing é uma área extensae engloba diferentes tipos deMarketing que se adéquam para cada tipo de situação, por isso é uma tarefa muito difícil defini-lo, e em cada uma delas é possível se aprofundar e aprender novas técnicas eficazes.
Mesmo a psicologia já se fazendo presente na literatura do marketing nas primeiras décadas do século XX, quando os psicólogos já demonstravam um crescente interesse em estudar o comportamento do consumidor, foi somente apartir do segundo pós-guerra que o campo se expandiu. Entre 1900 e 1930, havia pouco menos do que meia dúzia de psicólogos práticos comerciais, enquanto no final dos anos 1930, pelo menos seis livros acadêmicos sobre técnicas de pesquisa de mercado tinham sido publicados.
A partir de então, a psicologia começou a estar presente na literatura do marketing, mas ela aparece em um momento especifico,quando a empresa volta o seu estudo para o comportamento e compreensão do consumidor para melhor atendê-lo.
Marketing e Psicologiaandam juntos porque quando não conseguem convencer o consumidor que o produto que se oferece é o melhor para ele, passa-se a estudar o mesmo para saber o que realmente ele quer e só então começar a produzir, comercializar e anunciar o produto certo.
O comportamento deconsumo é definido como comportamento de procura, busca, compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades. Já o comportamento do consumidor são as atividades físicas, mentais e emocionais realizadas na seleção, compra e uso de produtos e serviços para a satisfação de necessidades e desejos.
A psicologia do comportamento do consumidor procura, então, analisar os motivosdas atitudes e motivações que levam à decisão de consumo. Incluídos nesse ramo do conhecimento, estão os estudos da Psicologia da Personalidade, buscando a compreensão do comportamento dos indivíduos, bem como os estudos da Psicologia Social, tentando compreender o indivíduo como membro de um grupo – no caso, de consumo –, além das teorias motivacionais e cognitivas relacionadas ao Marketingempresarial direto.

2.0 - Psicologia no Marketing
A psicologia se “mescla” ao marketing por interesse principal dos behavioristas, que estudam e pesquisam os componentes que estimulam/influenciam o comportamento. Partindo deste princípio, houve um grande interesse na necessidade dos consumidores em comprar, onde se mesclam Psicologia e Marketing. Pois o objeto de estudo é de interesse para ambos.Dentro da psicologia há alguns estudos dos quais o marketing se apropriou para melhor entender o seu consumidor, oferecendo-lhe um produto de acordo com o seu interesse, ou até mesmo interessando-o ao produto oferecido.
Portanto, os fatores psicológicos que vão induzir o indivíduo à compra é de extrema importância para o marketing que, por sua vez, usufrui de alguns estudos e pesquisas no ramoda psicologia.

2.1 – Moda
É comum que acabemos nos deixando levar pelo o que a maioria exerce, compra. É um meio de diminuir a incerteza e a ansiedade que norteia a toma de uma decisão/escolha. Pois, se a maioria está comprando aquele produto, em teoria, ele deve ser o melhor.
O experimento de SolomonAsch é um bom exemplo de que seguir a maioria nos conforta. Um candidato e alguns atores sãocolocados em uma sala e orientados a dizer quais linhas em um papel possuem o mesmo tamanho. Os atores sempre dão a mesma resposta e ela está errada. Para se sentir confortável, o participante, mesmo sabendo que está errado, concorda com os demais.

2.2 - Raridade
A raridade de um produto e/ou serviço também exerce forte influência na hora da escolha.Recursos escassos sempre são mais...
tracking img