Psicologia e Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Práticas Emergentes, do curso de Psicologia


INTRODUÇÃO I - Psicologia e Marketing

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
A psicologia aparece em um momento específico do marketing: quando este se volta para a compreensão do comportamento do consumidor A Psicologia e Marketing foram estruturadas para estudar o comportamento do consumidor e doconsumo, e os psicólogos estudaram e construíram uma forma como o individuo leva a ter tal comportamento (compra). O consumidor é estimulado através da motivação, que faz conduzir a uma necessidade, a qual, por sua vez despertará desejo, onde o consumidor escolhe um produto que suprirá suas necessidades.
DIVULGAÇÃO E ESTÍMULO:
Para despertar os desejos surge a PROPAGANDA, que apresenta os produtosatravés de televisão, folders e etc. Os produtos que são estruturados pela Psicologia/Marketing e propaganda são constituídas pelos materiais intelectuais que são importantes para o homem, sendo capazes de influenciar e direcionar o comportamento das pessoas e relacionados aos fatores externos, como as representações sociais formadas a partir da cultura, da família, do trabalho, da escola, dosamigos e etc.;
Na teoria de Abraham Maslow é abordado as necessidades que motiva o comportamento humano ele fez experimentos específicos com varias pessoas voluntarias, e formulou 5 categorias mais urgente e menos urgente , são elas :
• Fisiológicas: são as necessidades primarias, para sustentar nossas vidas, como fome, sede, ar e sexo e outras funções físicas básicas
• De segurança: paramanter seu corpo confortável, incluem ordem, estabilidade, certeza, controle sobre a vida (saúde, por exemplo) e sobre a vida.
• Sociais (amor participação): afeição e integração, pertencer ao grupo-as pessoas se esforçam para dar e receber amor. Abragem a aceitação, afiliação, afeto e relacionamento.
• De estima: status e prestigio. Além de buscar o respeito dos outros, há necessidade e o desejode auto respeito, independência e autoafirmação, está relacionado ao ego, por isso são conhecidas também como necessidades egoístas, e muitas vezes não são plenamente satisfeitas.

O QUE É PSICOLOGIA & MARKETING?
Marketing tem relação com a psicologia do consumo, para entender em suas causas e assim influenciando através de inúmeras maneiras com ações bem planejadas e executadas com afinalidade de se conseguir gerar um impulso desejado em quem é visado por determinada organização.
Marketing é quase sempre influenciar (e até mudar) o comportamento humano e está ligado à comercialização de produtos e serviços, à conscientização e alerta para causas diversas (sociais, ambientais, etc), enfim, a mudar a percepção de "alguém" sobre um produto ou serviço. As percepções das pessoas sãoinfluenciadas de inúmeras formas desde cores, formas, cheiros, até coisas que podem influenciar subjetiva e inconscientemente, como a comunicação subliminar.
Levando em consideração que a psicologia tem relação com o Marketing, surge a área do Marketing social que faz a gestão estratégica da transformação e acompanha mudança social, guiada por preceitos éticos e de equidade social, onde a principalfunção é facilitar a adoção de conhecimentos, atitudes e práticas sociais.

“Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”
( Marketing Association , 2004).








O PROCESSODE COMPRA DO CONSUMIDOR:

“Consumidores são pessoas que compram bens e serviços para si mesmas ou para outros, e não para revendê-los ou usá-los como insumos” (CHURCHILL, 2005, p. 146)

A Psicologia e o Marketing, além de gerar estímulos no consumidor, são áreas que estudam através do processo de compra do usuário do produto ou serviço no ato de adquirir os mesmos. Para esse estudo...
tracking img