psicologia e marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLÓGIA E O MARKETING

Elisabete Laje Ferreira
Louise Couto Santana
Prof: Lourivaldina Vieira de Menezes
Faculdade Metropolitana de marabá- Uniasselve
Administração/ Marketing (mkt51)- Psicologia
23/04/10


RESUMO

Em tempos de intensa competitividade o conhecimento dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor nas decisões de compra é fundamental para a sobrevivênciadas organizações. São vários os componentes que afetam o consumidor na hora da compra, A teoria motivacional de Maslow possibilita a compreensão do ser humano e suas necessidades. O surgimento do marketing e de sua parceria com uma forma especifica de psicologia criaram uma sociedade de consumo com o interesse de desperta necessidade e desejo dos consumidores. Sem compreender um pouco dePsicologia não há como entender o consumidor, nem mesmo os seus próprios funcionários, Os sistemas de Rh de muitas empresas deparam-se com uma atualização nas técnicas de gerenciamento de pessoa.

Palavras - chaves: Teoria de Maslow ; Psicologia e o marketing ; Psicologia e os Recursos humanos

1 INTRODUÇÃO

São vários os fatores que afetam o consumidor na hora da compra de um produto ou na escolhada marca. Como exemplo temos fatores culturais, sociais, familiares, econômicos e psicológicos, eles agem em conjunto na da hora compra. com o mercado cada vez mais competitivo , o conhecimento destes fatores que afetam o consumidor torna-se primordial na busca da vantagem competitiva. Tal conhecimento é fundamental para a compreensão das necessidades e desejos de determinado grupos e paradeterminação de mercados alvos é compostos de marketing.

Os fatores psicológicos interferem em todo o processo de compra de um produto, por isso devem ser bem compreendidos pelos profissionais de marketing, e por todo aquele que lida diretamente com o consumidor.
Recentemente empresas usuárias de prestação de serviços em recursos humanos, e departamentos de recursos humanos de empresas dediversos seguimentos, se depararam com a atualização das ferramentas e estratégias utilizadas na gestão de pessoas, para atender a demanda de produtividade e qualidade desencadeados pelos avanços tecnológicos.

2 MASLOW E O MARKETING

Churchill e Peter (2000) descrevem o processo de compra de um produtos ou serviço em cinco etapas: Reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliaçãodas alternativas, decisão de compra e avaliação pós- compra.

Uma necessidade pode vir de estímulos interno (fome, sede, cansaço ou interesse pessoal) ou externos (comerciais em geral, incentivos de outras pessoas). Quando os estímulos ou impulsos são internos ao individuo são chamados motivação.

2.1 TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE MASLOW

A teoria da motivação é bastante conhecida pelosprofissionais de marketing, pois os fabricantes devem estar sempre atentos para atender as necessidades de seus clientes , como a necessidades de auto-estima, necessidade de segurança , necessidades sociais , necessidades de auto-realização e necessidades fisiológicas.

Contudo a teoria de Maslow nos possibilita a compreender melhor os fatores psicológicos que interferem em todo o processo decompra desde o reconhecimento de uma necessidade até a decisão e avaliação no pós- compra e não só no reconhecimento das necessidades.

Maslow procurou compreender e explicar, o que dirige e sustenta o comportamento humano. Para ele, o comportamento é motivado por necessidades, a que ele deu o nome de necessidades fundamentais, tais necessidades são baseadas em dois grupos: a deficiência e ocrescimento. As necessidades de deficiência são: as fisiológicas, as de segurança, de afeto e estima, enquanto que as necessidades de crescimento são aquelas relacionadas ao auto-desenvolvimento e auto-realização dos seres humanos.

Tais necessidades apresentam-se numa hierarquia de importância representada na pirâmide de maslow. Esta pirâmide e composta por:
Necessidades fisiológicas (básicas),...
tracking img