I- Introdução

A velhice é um processo pessoal, natural e inevitável para qualquer ser humano na evolução da vida. Nessa fase sempre acontecem mudanças biológicas , fisiológicas, psicossociais(psicológicas), econômicas e políticas que compõe o cotidiano das pessoas. Há duas maneiras de ocorrer essas mudanças : de forma consciente e tranqüila ou de forma intensa e depressiva. Existem fatoresdiretos e indiretos, responsáveis pelas dificuldades enfrentadas nessa fase da vida: pressões e preconceitos, doenças crônicas, perda do status socioeconômico-cultural e familiar
Na história dapsicologia do idoso, o foco no declínio é tão forte que o envelhecimento era relacionado a perdas e prejuízos funcionais após a maturidade.
Até os anos 70 a psicologia e a gerontologia consideravam odesenvolvimento e o envelhecimento como processos opostos, mas hoje ambos são vistos como processos que coexistem ao longo do ciclo vital, embora com pesos diferentes na determinação das mudançasevolutivas que vulgarmente identificamos como perdas e ganhos.
Assim, somente no final do século XX, as crises na idade adulta e nas idades mais avançadas só começaram a ser privilegiadas e a psicologiado desenvolvimento concentrou-se no estudo da constância e da mudança no comportamento ao longo da vida, desde a concepção até a morte (ontogênese), e, de acordo com pesquisas na área,ela nunca teráuma única proposta,e sim será apoiada em vários campos de especialização diante da complexidade das mudanças no ciclo vital.













II- História

O processo de envelhecimentotem sido considerado historicamente através de duas fortes e opostas perspectivas: uma que o reconhece como a etapa final da vida, a fase do declínio que culmina na morte; outra que o concebe como afase da sabedoria, da maturidade e da serenidade.
A idéia do envelhecer como uma etapa de perdas encontra-se difundida na população de um modo geral, mas também em estudos dessa fase específica do... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). Psicologia do idoso. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Do-Idoso/140054.html

MLA

"Psicologia do idoso" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Do-Idoso/140054.html>.

MLA 7

"Psicologia do idoso." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Do-Idoso/140054.html>.

CHICAGO

"Psicologia do idoso." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Psicologia-Do-Idoso/140054.html.