Psicologia do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edinalva Rodrigues da Silva


Práticas supervisionadas em Projeto Social


TERCEIRA IDADE



Ao olharmos um bebê recém-nascido pensamos logo em seu desenvolvimento saudável,criamos expectativas e temos a esperança da perpetuação da espécie humana. Mas não permitimos nem em pensamento enxergar o futuro bem mais longínquo que nos aponta para a velhice. Desejamos vida longapara nossos bebês e para nós também, porém excluímos das nossas mentes o envelhecer. Enquanto jovens permitimos a crença da juventude eterna e para manter tal juventude vale tudo, desde cirurgiasplásticas, ginásticas, remédios (produtos dermatológicos de última geração), maquiagem e cosméticos que escondem a verdade do presente que o espelho não nega jamais.

E nessa luta feroz para nosmanter vivos e jovens excluímos a história de mulheres e homens que também já foram jovens e que de alguma forma também um dia cultivaram a crença de uma eterna juventude. Mas como foi dito, ante osespelhos não mentem nunca, e quando nos mostra uma vida longa, nos mostra também cicatrizes e rugas de uma pele modificada pela ação do tempo. Agora vamos adentrar no tempo que já passou e que nosconta histórias dos nossos antepassados.

A velhice é tratada como é vista. Se tentarmos esconder as rugas e cicatrizes dos nossos corpos, provavelmente escondemos nossos velhos. Na busca deentender um pouco mais da história da velhice vamos percorrer os escritos de Simone de Beauvoir que escreveu um ensaio contemporâneo sobre as condições de vida dos idosos. Simone começa escrevendosobre a dificuldade e os tabus impostos pela sociedade em se tratar da velhice. Nos capítulos iniciais do ensaio Simone Beauvoir expõe suas ideias, criticas e reflexões sobre como nós seres humanosjovens, fortes, saudáveis e consumidores da cultura da eterna juventude tratamos a velhice.

Com gentileza ou com raiva, um grande número de pessoas, sobretudo pessoas idosas,...
tracking img