Psicologia idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Benefícios das atividades físicas na terceira idade

O envelhecimento é um fenômeno fisiológico, se caracteriza por ser um processo progressivo, marcado por alterações biopsicossociais, que varia, de acordo com os hábitos de vida e o meio ambiente em que vive. Esse envelhecimento vem aumentando consideravelmente, o que se atribui a um aumento da expectativa de vida, a diminuição da taxa denatalidade, a um melhor controle de doenças infecto-contagiosas (imunização) e crônico-degenerativas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existiam 390 milhões de pessoas acima de 65 anos em 1998 e estima-se que em 2025 essa população será o dobro. O aumento da população idosa gera necessidades de mudanças na estrutura social para que estas pessoas, ao terem suas vidasprolongadas, não fiquem distantes de um espaço social, em relativa alienação, inatividade, incapacidade física, dependência e consequentemente sem qualidade de vida.
Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de atividades físicas para um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.Baseando-se nesses dados, foi feita uma pesquisa sobre o assunto e também em um órgão que desenvolve trabalhos com atividades físicas exclusivamente para a terceira idade, o SESI, no Rio de Janeiro. Profissionais da área de educação física e os próprios frequentadores destas atividades foram entrevistados e foi possível conhecer um pouco do belo trabalho realizado com os idosos para seu benefício físico emental.





ATIVIDADES FÍSICAS NA TERCEIRA IDADE:

A prática de atividade física na terceira idade está se tornando um fenômeno cada vez mais comum. Isso porque praticar atividade física melhora a qualidade de vida das pessoas em idade avançada.
Segundo estudos, o aumento da resistência e da força muscular são alguns dos benefícios da prática de atividade física, pois podetrazer resposta muscular rápida e eficiente.
Algumas mudanças são comuns no envelhecimento, como o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular e diminuição da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física.
Deacordo com dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, aproximadamente 5% de quedas que acometem idosos levam a fraturas, sendo que as mulheres fraturam mais que os homens. Quando não ocorre fratura, a dor e a redução dos movimentos podem causar isolamento pela diminuição da autoestima, tanto pela queda quanto pelo aumento da dependência.
Praticar exercícios na terceira idadeajuda a combater a obesidade, pode evitar e retardar o surgimento de diabetes, melhorar a capacidade aeróbica e reduzir a perda da massa óssea (osteoporose), inclusive recuperá-las em alguns casos. Junto a isso, músculos e ossos fortes diminuem os riscos de quedas e de fraturas de fêmur e de quadril, tão temidas após os sessenta anos.
Segundo Evelin Goldemberg, doutora em reumatologia daEscola Paulista de medicina em São Paulo (UNIFESP), o fortalecimento muscular reduz dores existentes provenientes de doenças como artrite, tendinite, bursite, artrose (bico de papagaio) e problemas de coluna.
Conforme dados científicos, a participação em um programa de exercícios físicos na terceira idade leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidentevascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante: reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação à aposentadoria.
Quanto mais ativa é uma pessoa, menos limitações físicas ela tem. Dentre os inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos...
tracking img