Habilidades do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Introdução

Neste trabalho serão abordadas as funções do administrador segundo Henri Fayol, enfatizando a constituição de elementos e conceitos essenciais no processo administrativo. Destacamos também, os papéis desempenhados pelos gerentes conforme estudo realizado por Henry Mintzberg. Definição da diferença entre alcançar os objetivos com eficiência e eficácia e seus indicadores,níveis hierárquicos e a importância de agregar valores à sua ação, e por fim, os conhecimentos e habilidades primordiais ao administrador.


II. Objetivo


O objetivo do trabalho é identificar as habilidades do administrador e melhor aproveitá-las nas organizações, onde fica evidente e imprescindível desenvolver as funções e os papéis designados ao gerente, cuja tarefa é administrarpor meio de pessoas, extraindo todas as habilidades e conhecimentos específicos ao cargo exercido, a fim de atingir o objetivo e obter índices altamente satisfatórios nas metas programadas.




III. Conteúdo

Funções Universais da Administração

Fayol define o ato de administrar como sendo: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
As funções administrativas englobamos elementos da Administração, isto é, as funções do administrador, a saber:


1. Planejamento: envolve a avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade, flexibilidade e apreciação são os principais de um bom plano de ação.


2. Organização: proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material eorganização social.


3. Direção: leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais.


4. Controle: consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido deretificá-los e prevenir a recorrência.



























Estes são os elementos da Administração que constituem o chamado processo administrativo, e que são localizáveis em qualquer trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da empresa. Em outros termos, tanto o diretor, o gerente, o chefe, o supervisor, como o encarregado– cada qualem seu nível– desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.
Para Fayol, as funções administrativas diferem claramente das outras cinco funções essenciais. É necessário não confundi-las com direção. Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados e procurando obter as maiores vantagens possíveis detodos os recursos de que ela dispõe; é assegurar a marcha das seis funções essenciais. A administração não é senão uma das seis funções, cujo ritmo é assegurado pela direção. Mas ocupa tamanho lugar nas funções dos altos chefes que, às vezes, pode parecer que as funções administrativas estejam concentradas exclusivamente no topo da organização, o que não é verdade.




Responsabilidade,Autoridade e Delegação

O conceito de autoridade é, normalmente, caracterizado como o direito de mandar ou atuar e não pode ser dissociado de responsabilidade que se define como a obrigação de cumprir com o ordenado. São dois conceitos essenciais na definição da estrutura de qualquer organização, mas, não raras vezes, mal compreendidos pelos diretores.
Existem várias teorias para explicar a origemda autoridade por parte dos quadros diretivos:


1. Teoria da autoridade formal - em que o poder é transmitido pelas instituições;

2. Teoria da aceitação - em que o subordinado aceita a ordem porque compreende a sua finalidade e a sua coerência com os propósitos da organização;

3. Teoria da competência - em que a autoridade esta relacionada com a competência...
tracking img