Psicologia do desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POLITÉCNICA-A POLITECNICA
Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias

Abordagem sobre “Os Trabalhadores Desvinculados dos CFM - Quelimane de 2000 – 2002: Dilemas e Desafios”


Agostinho Conde da Silva

Quelimane
2007


Introdução
O novo paradigma da vida das organizações exige que, para que estas tenham longa vida e se mantenha fiel aos objectivos da mesma, éindispensável a colocação do homem certo no lugar certo, que sejam rentáveis por forma a se tornar mais competitivas, isto é, compreender a situação socio-económico dos trabalhadores desvinculados. ara a realização integral de todos trabalhadores abrangidos pelo processo desvinculação, através do pleno desenvolvimento das capacidades de gestão das compensações recebidas.

Havendo trabalhadoresabrangidos pelo processo e que tem caído no insucesso no que concerne a gestão das indemnizações urge a necessidade de mitigar a situação, através de uma pesquisa que produza conhecimentos que sirvam de medidas de solução a serem usadas tanto pelos trabalhadores desvinculados quanto de quem é de direito.

Entendemos que as trocas comerciais à escala planetária, o poder das empresas multinacionais, apublicidade e a moda condicionam os nossos hábitos de consumo, recaindo sobre as organizações exigências acrescidas a competitividade, implicando inovações em termos de produto e serviços.

Essas mutações não interferem apenas na vida da empresa, mas também na vida particular das pessoas nelas inseridas, pois as empresas sentem – se na obrigação de se optimizarem, daí a necessidade de adoptar aestratégia de diminuição da força de trabalho/mão de obra excedentária.

Embora esse processo seja acompanhado com um pré – aconselhamento aos trabalhadores desvinculados oferecidos pela empresa, tem havido situações preocupantes no que concerne a gestão das indemnizações, o que nos remete a uma inquietação e nos leva a questionar: Quais são as razões de insucesso na gestão das Indemnizações?E porque é nossa intenção inverter este cenário, julgamos ser pertinente a adopção de critérios que permitam a sua mitigação.

Este trabalho é relevante, na medida que aborda situação que apoquenta a sociedade moçambicana no geral e em particular os trabalhadores, desvinculados das empresas, é ainda relevante, pelo facto de que o seu resultado pode ser utilizado como estratégia para a mitigaçãodo insucesso na gestão das indemnizações, tanto pelos trabalhadores abrangidos quanto pelas entidades relacionadas com a inserção social dos trabalhadores.

Objectivo Geral

• Compreender a situação sócio-económico dos trabalhadores desvinculados.

Objectivo Específico
• Perceber as dificuldades encontradas no enquadramento social pôs desvinculação
• Compreender as razões que estãopor detrás do insucesso na gestão das indemnizações.

Hipóteses:

Principal
• Se a desvinculação dos trabalhadores nas empresas tem haver com a necessidade de qualificação da mão de obra, então provavelmente a não preparação adequada destes trabalhadores desvinculados para a vida privada quanto às aptidões individuais, atitudes e satisfação no trabalho estará na origem do insucesso nagestão das indemnizações.

Secundárias
• O baixo grau de escolaridade aliado a factores sócio-culturais constituiu factores que influenciaram no insucesso da gestão das indemnizações.
• O valor que os sujeitos atribuem a empresa a que estavam vinculados influencia na baixa auto – estima e na sua inserção social.
Contextualização do objecto de estudo
Os Portos e Caminhos de Moçambique desempenhamum papel importante no desenvolvimento da economia nacional e da região; são uma componente significativa na angariação de receita, quer na moeda nacional quer em divisas, tanto no transporte Ferroviário de pessoas e bens como no manuseamento de carga.

O sistema ferro – portuário nacional como conjunto de infra-estruturas de prestação de serviço público de transportes de pessoas e bens,...
tracking img