Pequenas grandes princesas -desenvolvimento das meninas nos dias de hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pequenas grandes Princesas
Crescimento das crianças de hoje

[pic]

Índice

1. INTRODUÇÃO 2
1.1 Infância Perdida 3
2. A CRIANÇA E A MODA 4
2.1 Ícones da Moda 5
3. A CRIANÇA E A SOCIADADE 7
3.1 Mini luxo 7
3.2 Publicidade Infantil 7
4. COMPORTAMENTO 9
4.1 Pesquisa com crianças e pais 9
4.2 Exploração de Fenómenos Infantis 10
5. CRESCIMENTO 12
5.1 Crescimento Precoce 12
6.EDUCAÇÃO 13
7. CONCLUSÃO 14
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

Sou mãe de duas meninas, uma tem 8 anos, a outra mais pequenina com 3 anos mas desde cedo a mais velha demonstrou não ter qualquer interesse pelas bonecas, ou bonecos de peluche que nós ou os amigos lhe dava-mos. Aliás onde ela se sentia bem, era entre os meus sapatos, as minhas roupas, perfumes e verniz, vive a sonhar emser crescida e até já exige o que deve vestir. Apanho-a frequentemente a falar ao espelho sozinha, simulando estar a falar ao telemóvel com as amigas das compras que foi fazer. Houve até uma vez em que não quis ir á escola porque a obriguei a vestir uma roupa que as suas amigas não gostaram.
È necessário esclarecer que apesar das exigências dela raramente lhe comprei roupa de marca, a roupa queela usa sou eu que a compro sozinha e ela nem mexe no guarda-fatos no entanto na escola a alcunha dela é Daniela POP.A minha filha com 3 anos já vai ao guarda-fatos escolher a roupa e faz uma grande birra quando não lhe visto a roupa que ela quer, para não haver mais complicações lá em casa escolho á noite a roupa delas para o outro dia antes de elas acordarem. Aparentemente parece ser um malgeneralizado da geração mais nova, um modo de se imporem e valorizarem perante os outros.

1.1 Infância Perdida

Tempos atrás, o presente favorito das crianças era um brinquedo, uma boneca para as meninas e o carrinho para os meninos. Agora a roupa e as novas tecnologias dividem as preferências, e engana quem pensa que esse favoritismo é só da parte das meninas, os meninos de hoje estão cada vezmais vaidosos.
A criança ao nascer já está a aprender a lidar com a imagem exterior, que desde cedo é imposto por um padrão de vida. A boneca mais famosa do mundo, a Barbie, é um exemplo disso. Ela está sempre na moda e de bem com a sua vida consumista. Mesmo sem perceber a criança segue o mesmo referencial de vida que foi idealizado para a figura Barbie, linda, na moda e feliz. Qual é a criança oumesmo o adulto não queria ser assim?

Ao mesmo tempo que o mercado de moda infantil cresce e eleva as oportunidades para jovens promissores, causa uma preocupação. A moda infantil está cada vez mais adulta e a moda adulta cada vez mais infantil e isso reflecte-se no comportamento. Os pais, ao invés de evitar roupas que deixam as crianças como “mini-adultos”, acham engraçado e consumindo aindamais, resultando em crianças precoces que parecem nunca amadurecer. O bom senso deve prevalecer, á que saber respeitar o tempo de cada fase do ser humano.

[pic]

ILUSTRAÇÃO 1: Meninos a brincar na praia[i].
2. A CRIANÇA E A MODA

A moda infantil tem ganho grande destaque na mídia nacional e internacional, as crianças são facilmente seduzidas porcampanhas publicitárias. Unindo esses factos com adultos que adiam cada vez mais para ser pais, e quando finalmente são contemplados com uma criança, fazem tudo por ela e os pequenos têm consciência disso, aliam as suas vontades com pressões psicológicas que resultam em compras. Outro factor que impulsiona o mercado infantil é o grande número de informações que assolam todos os dias as criançasatravés da televisão, Internet, outdoors e montras de super mercados.

As crianças necessitam de trocar de roupas com mais frequência que os adultos, devido à fase de crescimento. A diferença é que as crianças agem como “mini-adultos”, mesmo que não precisassem de trocar de roupa por necessidade, ou seja, as roupas deixarem de servir, os pais comprariam o mesmo número de peças com a mesma...
tracking img